Lanzamiento de Libros
Mapa do seu plano de Lançamento

Teoria da Subjetividade como perspectiva crítica: desenvolvimento, implicações e desafios atuais

Organizadores
Albertina Mitjáns Martinéz; Maria Carmen V. R. Tacca; Roberto Valdés Puentes

Sinopse
O livro apresenta-se inovador e diverso, procurando alcançar os interessados nos estudos e aprofundamentos da Teoria da Subjetividade e suas possibilidades de aplicações nas diferentes áreas do conhecimento: Educação, Trabalho, Saúde, Psicologia, Desenvolvimento Humano, Direito, entre outras.

Mapa do seu plano de Lançamento

Subjetividade, sujeito e vida: diálogos com Fernando González Rey

Autores
Daniel Magalhães Goulart; Fernando González Rey

Sinopse
Embora seja mais conhecido por suas teorizações sobre a subjetividade, a psicologia e a ciência de forma geral, as elaborações de González Rey sobre a riqueza das experiências cotidianas, com suas nuances culturais, relacionais, afetivas foram relativamente pouco registradas por ele em suas inúmeras publicações. O propósito central deste livro é lançar luzes a essas elaborações, compondo a compreensão e as reflexões sobre a relação inextrincável entre sua vida e sua obra, entre a pessoa, o cientista e o educador.

Mapa do seu plano de Lançamento

Desenvolvimento e aprendizagem: contribuições atuais da teoria cultural-histórica da subjetividade

Organizadoras
Luciana de Oliveira Campolina, Geandra Claudia Silva Santos

Sinopse
A obra aborda e discute ideias centrais e atuais acerca dos temas do desenvolvimento e da aprendizagem na perspectiva da teoria cultural-histórica da subjetividade proposta por González Rey. Os capítulos trazem pesquisas e estudos que focalizam a compreensão do desenvolvimento humano e da aprendizagem em processualidade e complexidade.

Mapa do seu plano de Lançamento

O que aprendemos com a pandemia? Reflexões orientadas pela Teoria da Subjetividade sobre os processos de ensinar e aprender

Organizadoras
Maristela Rossato; Cristina Madeira-Coelho; Alexandra Ayach Anache

Sinopse
O livro tem por objetivo evidenciar os aprendizados construídos por um grupo de autores-pesquisadores que compartilham o referencial teórico, epistemológico e metodológico da obra de Fernando González Rey. É dedicado aos estudantes, pesquisadores e profissionais da Educação que lutaram bravamente para manter o processo educativo, em meio às adversidades do cotidiano pandêmico.

Mapa do seu plano de Lançamento

Experiências Inovadoras na Educação Básica: relatos de Espanha e Brasil

Organizadoras
Wilsa Ramos; Anna Engel

Sinopse
A obra articula teoria e prática em proposições construtivistas, de orientação sociocultural, e proposições da perspectiva cultural-histórica da subjetividade, gestadas nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Tem por objetivo ampliar a reflexão sobre as possibilidades de desenho de práticas educativas transformadoras, alinhadas com a ecologia da aprendizagem resultado do novo cenário econômico, social e cultural da Sociedade da Informação. A obra destina-se a educadores, psicólogos, coordenadores e diretores de escolas, decisores políticos da educação, agentes sociais e estudantes de Ciências da Educação e da Psicologia Escolar e do Desenvolvimento.

Mapa do seu plano de Lançamento

Projetos exitosos em escolas públicas - um olhar a partir da Teoria da Subjetividade

Organizadoras
Elias Batista dos Santos; Elisângela Duarte Almeida Mundim; Kátia Regina do Carmo Pereira

Sinopse
Rompendo com o entendimento de que a produção intelectual é uma ação apoiada somente em mecanismos estanques de assimilação e reprodução, nesta pesquisa, consideramos a produção de conhecimento como um processo subjetivo. Tal ideia, contribuiu para que os docentes investigassem a prática, refletindo sobre a produção de novos sentidos e zonas de inteligibilidade a respeito do fazer pedagógico.

Mapa do seu plano de Lançamento

Diário de Ideias: uma metodologia inovadora em experienciar, registrar e compartilhar

Autora
Luciana Soares Muniz

Sinopse
O presente livro visa compartilhar com os(as) leitores(as) a experiência metodológica “Diário de Ideias”, uma inovadora metodologia para o contexto escolar com ações que convidam ao experienciar, ao registrar e ao compartilhar, com ênfase em uma aprendizagem criativa que favorece o desenvolvimento da subjetividade.

Mapa do seu plano de Lançamento

Diário de ideias: experiências de implementação e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem na educação básica

Organizadoras
Luciana Soares Muniz; Vaneide Corrêa Dornellas

Sinopse
O presente livro consiste em uma publicação vinculada ao trabalho que temos desenvolvido no âmbito do ensino, da extensão e da pesquisa com a proposta metodológica Diário de Ideias, vivenciada no campo da Educação Básica e desenvolvida pela Universidade Federal de Uberlândia, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFU, com ações da Escola de Educação Básica da UFU. Tem como objetivo apresentar ao leitor as experiências de implementação da metodologia Diário de Ideias e os impactos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da Educação Básica.

Mapa do seu plano de Lançamento

Subjetividade e Psicologia jurídica

Autora
Vannúzia Leal Andrade Peres

Sinopse
Vannúzia Leal Andrade Peres apresenta um novo modelo teórico de explicação dos litígios, suas singularidades implicadas com processos subjetivos dos genitores em relação à guarda dos filhos.
A subjetividade é definida por González Rey (1999) como um sistema complexo (GONZÁLEZ REY; MITJÁNS MARTÍNEZ, 2017), organizado no indivíduo e na sociedade em configurações subjetivas que emergem em diferentes contextos e momentos da vida, orientando as suas ações.

Mapa do seu plano de Lançamento

Sexualidades e Gêneros em cena

Organizadoras
Fernanda Bonato; Norma da Luz Ferrarini

Livros de simpósios anteriores

Mapa do seu plano de Lançamento

Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional

Organizadores
Albertina Mitjáns Martínez; Maria Carmen Tacca; Roberto Valdés Puentes

Sinopse
O livro é uma contribuição importante ao desenvolvimento e ao avanço da Teoria da Subjetividade, formulada por Fernando Luis González Rey (1949-2019). Trata-se, por um lado, da expressão do legado do pensamento e da obra do autor e, por outro, da síntese do resultado das últimas pesquisas realizadas com base nas ideias por ele desenvolvidas, o que mostra o empenho de seus seguidores em continuar aprimorando os conceitos principais da teoria.

Mapa do seu plano de Lançamento

Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade: Discussões sobre Educação e Saúde

Organizadores
Albertina Mitjáns Martínez; Fernando González Rey; Roberto Valdés Puentes

Sinopse
Os temas centrais do presente livro são Epistemologia Qualitativa, Teoria da Subjetividade e Metodologia Construtivo-Interpretativa, tomando pelo ângulo da pesquisa em educação e saúde. O objetivo é mostrar o estado atual dos estudos nesses campos, vinte anos depois que se idealizador, Fernando González Rey, estabeleceu os conceitos, bem como as teses e os pressupostos teóricos e metodológicos principais no livro Epistemología Cualitativa y Subjetividad (1997). O livro reúne os nove textos das mesas redondas organizadas por ocasião do I Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade.

Imagem
Síguenos también en las redes sociales: