O SIMPÓSIO

Comissões de Trabalho

Coordenação Geral do Evento

image
Albertina Mitjáns Martínez
Universidade de Brasília

Graduação em Psicologia e doutorado em Ciências Psicológicas ambos pela Universidade da Havana com pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madri. Atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília e professora do Programa de Pós Graduação em Educação dessa Universidade. Tem experiência e inúmeras publicações nas áreas de Psicologia e Educação na perspectiva cultural-histórica da subjetividade. Suas principais pesquisas e publicações referem-se aos temas de criatividade, subjetividade, aprendizagem , desenvolvimento e educação inclusiva.
image
Maria Carmen V. R. Tacca
Universidade de Brasília

Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, com estudos de Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, abordando a questão da aprendizagem relacionada à subjetividade humana em parceria com o Prof. Dr. Fernando González Rey. Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca. É professora adjunta aposentada da Universidade de Brasília- Faculdade de Educação. Seus interesses de estudos recaem sobre temas gerados na interface da Educação com a Psicologia com foco no cotidiano da sala de aula, ação docente e desenvolvimento da subjetividade na educação.
image
Roberto Valdes Puentes
Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Educação pelo Instituto Superior Pedagógico de Sancti Spiritus (Cuba, 1991). Mestre em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior Pedagógico de Santa Clara (Cuba, 1998). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Granada, Espanha (2013). Atualmente é Professor Associado II da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educaticas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI). Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: didática desenvolvimental, formação pedagógica de professores, docência universitária.

Comissão Organizadora

  • Coordenador:
    Daniel Magalhães Goulart (Universidade de Brasília)

    Coordenador Adjunto:
    José Fernando Patiño Torres (Universidade de Brasília)

    Membros
    Andrea Lopes (Universidade Federal do Tocantins)
    Andreia dos Santos Gomes Vieira (Universidade de Brasília)
    Bruno Reis Bernardo Cobucci (Universidade de Brasília)
    Félix Jorge Robinson Samuells (Universidade de Brasília)
    Mallu Stephanie de Almeida Nunes (Universidade de Brasília)
    Mariana Oliveira dos Santos (Centro Universitário de Brasília)
    Natália Neiva Milhomens (Universidade de Brasília)
    Paola Mariel Monasterio de la Mensa (Universidade de Brasília)
    Virgínia Silva (Universidade Federal de Uberlândia)

    Apoio organizativo
    Beatriz Passaglia dos Santos (Universidade de Brasília)
    Clarissa Gomes Vidal (Centro Universitário de Brasília)
    Geovana Medeiros Silva (Universidade de Brasília)
    Isabela Oliveira da Cunha (Universidade Estadual de Campinas)
    Lucinete Teixeira dos Santos Sampaio (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
    Renata Deyse Soares de Menezes (Universidade de Brasília)
    Sandra Regina de Oliveira (Secretaria de Educação do Distrito Federal)

Comissão Científica

  • Coordenadora
    Maristela Rossato (Universidade de Brasília)

    Coordenadora Adjunta
    Wilsa Maria Ramos (Universidade de Brasília)

    Membros
    Alexandra Ayach Anache (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    Amanda Marina Andrade Medeiros (Universidade de Brasília)
    Ana Valéria Marques Fortes Lustosa (Universidade Federal do Piauí)
    Andrela Garibaldi Loureiro Parente (Universidade Federal do Pará)
    Carolina Torres Oliveira (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília)
    Cirlei Evangelista Silva (Universidade Federal de Uberlândia)
    Cristina Massot Madeira Coelho (Universidade de Brasília)
    Danielle Souza da Silva (Universidade de Brasília)
    Geandra Claudia Silva Santos (Universidade Estadual do Ceará)
    Geane de Jesus Silva (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
    Gláucia Melasso Garcia de Carvalho (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília)
    José Moysés Alves (Universidade Federal do Pará)
    Luciana de Oliveira Campolina (Centro Universitário de Brasília)
    Norma da Luz Ferrarini (Universidade Federal do Paraná)
    Pilar de Almeida (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa)
    Valdívia de Lima Pires Egler (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
    Valéria Deusdará Mori (Centro Universitário de Brasília)
    Vannúzia Leal Andrade Peres (Pontifícia Universidade Católica de Goiás)

    Comitê do Colégio Doutoral

    Alexandra Ayache Anache (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil)
    Cristina Madeira-Coelho (Universidade de Brasília, Brasil)
    Daniel Magalhães Goulart (Universidade de Brasília, Brasil)
    Geandra Cláudia dos Santos (Universidade Estadual do Ceará, Brasil)
    José Fernando Patiño Torres (Universidade de Brasília, Brasil)
    Luciana de Oliveira Campolina (Centro Universitário de Brasília, Brasil)
    Maristela Rossato (Universidade de Brasília, Brasil)
    Valéria Deusdará Mori (Centro Universitário de Brasília, Brasil)
    Wanda C. Rodríguez Arocho (Universidad de Porto Rico, Porto Rico)

    Apoio Científico

    Elaine Martins Pasquim (Universidade de Brasília)
    Larissa Pereira Gonçalves (Universidade de Brasília)
    Luciana da Silva Oliveira Lemes (Universidade de Brasília)
    Roberta Assunção (Universidade de Brasília)
    Stela Martins Teles (Universidade de Brasília)
    Telma Oliveira Cerutti Schmidt (Universidade de Brasília)
    Telma Silva Santana Lopes (Universidade de Brasília)

Apoio Interinstitucional Nacional

  • Adriana Gallert (Universidade Luterana do Brasil)
    Adriana Dias de Moura (Rede Municipal de Ensino de Rondon do Pará)
    Alexandra Arnold Rodrígues (Centro Universitário Franciscano Bom Jesus)
    Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende (Universidade de Brasília)
    Ana Maria Jacó-Vilela (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
    Ana Mercês Bahia Bock (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco (Universidade de Brasília)
    Beatriz Scoz (Instituto Sedes Sapientiae)
    Claudia Gomes (Universidade Federal de Alfenas)
    Eduardo Gonçalves Rocha (Universidade Federal de Goiás)
    Fernanda Coelho Liberali (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    Geisa Nunes de Souza Mozzer (Universidade Federal de Goiás)
    Lara Scalise (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
    Luciana Soares Muniz (Universidade Federal de Uberlândia)
    Jonatas Maia Costa (Universidade de Brasília)
    Júlia Sursis Nobre Ferrero Bucher-Maluschke (Centro Universitário de Brasília)
    Juliana dos Santos Rocha (Fundação Projeto Pescar)
    Larissa Polejack (Universidade de Brasília)
    Marcio Pascoal Cassandre (Universidade Estadual de Maringá)
    Maria da Graça Marchina Gonçalves (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    Mariângela Momo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    Marília Santos Bezerra (Centro Universitário de Brasília / Universidade de Brasília)
    Maurício Neubern (Universidade de Brasília)
    Odair Furtado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    Patrícia Melo do Monte (Faculdade São Agostinho, Piauí)
    Raquel de Alcântara Maragno Molina (Centro Universitário Euro Americano)
    Raquel Souza Lobo Guzzo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
    Rogério Zanon da Silveira (Universidade Federal do Espírito Santo)
    Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire (Universidade de Brasília)
    Vera Lucia Trevisan de Souza (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
    Wanda Maria Junqueira de Aguiar (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Apoio Interinstitucional Ibero-Americano

  • Alberto Labarrere (Universidad Santo Tomas, Santiago, Chile)
    Alexander Flores Mendoza (Centro de investigación psicológica histórico cultural, Arequipa, Peru)
    Álvaro Díaz (Universidad Tecnológica de Pereira, Pereira, Colômbia)
    Angel Deroncele Acosta (Universidad San Ignácio de Loyola, Lima, Peru)
    Anna Engel (Universidade de Barcelona, Barcelona, Espanha)
    Antoinette Alom (Universidad de Puerto Rico, San José, Porto Rico)
    Bernardo Jiménez-Domínguez (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
    Carlos Manuel Osorio Garcia (Universidad Internacional Iberoamericana, Campeche, México)
    Catherine Muñoz Urrutia (Universidad Autónoma de Chile, Temuco, Chile)
    Clara Suarez (Universidad de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba)
    David Pavón-Cuellar (Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, Morelia, México)
    David Subero (Universidad de Girona, Girona, Espanha)
    Gustavo Cantú (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
    Isabel Carmona-Cobo (Universidad de Jaén, Jaén, Espanha)
    Israel Mayo Parra (Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Manabí, Ecuador)
    Johnny Javier Orejuela Gómez (Universidad EAFIT, Medellín, Colombia)
    Jorge Bahamondes Leal (Fundación Mente, Santiago, Chile)
    Jorge Eduardo Moncayo Quevedo (Universidad Antonio Nariño Cali, Colômbia)
    Jorge Mário Flores (Universidad de Tijuana, Tijuana, México)
    Lourdes Mara Ilizastigui Del Portal (Universidad Santo Tomas, Santiago, Chile)
    Luis Flores Alarcón (Universidad de San Buenaventura, Bogotá, Colômbia)
    Luis Gimenez (Universidad de la Republica, Montevideu, Uruguai)
    María Febles (Universidad de la Habana, Havana, Cuba)
    Manuel Ángel Calviño Valdés-Fauly (Universidad de la Habana, Havana, Cuba)
    Marco Eduardo Murueta (Universidad Nacional Autónoma de México, Cidade do México, México)
    Miguel Gallegos (Universidad Nacional de Rosario, Rosario, Argentina)
    Moisès Esteban-Guitart (Universidad de Girona, Girona, Espanha)
    Mónica Bernardita Cares Martínez (Fundación MENTE, Santiago, Chile)
    Natividad Laine Oquendo (Universidad de la Habana, Havana, Cuba)
    Omar Bravo (Universidad ICESI, Cali, Colômbia)
    Pablo Fossa (Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile)
    Patrícia Álvarez (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
    Patrício López-Pismante (Universidad de Chile, Santiago, Chile)
    Paula Cecilia López Vásquez (Universidad de San Carlos de Guatemala, Ciudad de Guatemala, Guatemala)
    Rafael Felix Bell Rodríguez (Instituto Tecnológico Formación, Guayaquil, Equador)
    Roberto Díaz Juarbe (Universidad de Puerto Rico, San José, Porto Rico)
    Rosa M. López Aguilar (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
    Silvia Schlemenson (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
    Svieta Fernández (Centro de investigación psicológica histórico cultural, Arequipa, Perú)
    Walfredo González Hernández (Universidad de Matanzas, Matanzas, Cuba)
    Wanda Rodríguez Arocho (Universidad de Puerto Rico, San Juan, Porto Rico)

Imagem
Acompanhe-nos também nas redes sociais: