INSCRIÇÕES

Submissão de Trabalhos
Simpósio
  • A participação no Simpósio com apresentação de trabalhos é opcional. Não é requerido o pagamento da taxa de inscrição antes do envio de trabalhos. Uma vez aprovado o trabalho, o/a participante terá até 04 de setembro para realizar o pagamento da taxa de inscrição

    Cada participante poderá submeter até 2 trabalhos, no formato de resumos, como primeiro(a) autor(a), não havendo limite no número de trabalhos como segundo(a) autor(a). Os trabalhos podem ser escritos em português ou espanhol. O conteúdo do trabalho poderá ser apresentado a partir de alguma das seguintes tipologias: estado da arte, ensaio teórico, pesquisa finalizada, pesquisa em andamento ou relato de experiências.

    Os trabalhos serão compartilhados nos Grupos de Discussão Temática, que têm por objetivo: (1) oportunizar o debate em torno de questões conceituais, epistemológicas e metodológicas e sua expressão na pesquisa e na prática profissional; (2) identificar e discutir problemas, dificuldades e desafios a serem enfrentados (teóricos, epistemológicos e metodológicos); (3) propor caminhos para avançar no desenvolvimento da Teoria da Subjetividade e da Epistemologia Qualitativa.

    No contexto do Simpósio, os trabalhos não são apresentados como ocorre nos formatos tradicionais de outros eventos científicos. Os trabalhos são compartilhados como contribuição à discussão do tema de cada Eixo Temático no contexto dos respectivos Grupos de Discussão. 

    A permanência dos participantes no mesmo grupo ao longo das  3 sessões é desejável e visa o fortalecimento da discussão em torno do tema do Eixo Temático com coordenadores especialistas. Para que a permanência dos participantes num mesmo Grupo de Discussão seja possível, recomenda-se que os trabalhos submetidos estejam num mesmo Eixo Temático. 

    O compartilhamento dos trabalhos, bem como a interação com os(as) coordenadores(as) dos Grupos de Discussão poderá ser realizada na língua materna de cada participante. Não haverá tradução, por parte da organização do evento, entendendo-se que os participantes das duas línguas podem apresentar e serem compreendidos dentro do espírito ibero-americano do Simpósio.

    Os resumos deverão ser originais e corresponder aos Eixos Temáticos do evento e seus respectivos subtemas, bem como aos objetivos dos Grupos de Discussão.

Eixos Temáticos e Subtemas

  • Para conhecer os eixos temáticos e subtemas, clique aqui.
Observações

1. Para que os trabalhos aceitos sejam publicados nos Anais do evento e incluídos na programação para apresentação nos Grupos de Discussão Temática, deve ser realizado o pagamento da taxa de inscrição até o dia 04 de setembro de 2023.

2. A divulgação dos Anais antes do evento tem por objetivo possibilitar que os participantes acessem previamente seu conteúdo, entrando em contato com os demais trabalhos que integrarão o Grupo de Discussão Temática, onde fará a apresentação, qualificando o debate entre os colegas participantes e coordenadores de cada grupo.

Elaboração e submissão do resumo

  • Os resumos deverão ser originais e corresponderem aos Eixos Temáticos e seus respectivos subtemas. O conteúdo do trabalho poderá ser parte de alguma das seguintes tipologias: estado da arte, ensaio teórico, pesquisa finalizada, pesquisa em andamento ou relato de experiências.

    A finalização do texto do resumo deverá obrigatoriamente contemplar uma questão que dialogue com os objetivos dos Grupos de Discussão Temática, como apresentados anteriormente.

    O resumo a ser enviado deverá (conforme template disponível):

    1. Ter entre 400 e 500 palavras (incluídas as referências bibliográficas);
    2. Finalizar o texto do resumo com uma questão que dialogue com os objetivos dos grupos de Grupo de Discussão Temática;
    3. Incluir 3 (três) palavras-chave;
    4. Ter entre 3 e 5 referências bibliográficas, normas ABNT;
    5. Estar em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.

    Para a submissão, o/a participante deverá:

    1. Acessar o template disponível e preencher de acordo com orientações especificadas, clique aqui;
    2. Acessar o sistema de submissão de trabalho e preencher com as informações solicitadas, clique aqui
    3. Inserir o template devidamente preenchido no campo indicado no sistema.

Análise dos Resumos Submetidos

  • Como critérios na avaliação dos trabalhos submetidos, será considerado:

    1. Cumprir todas as exigências da elaboração do resumo mencionadas anteriormente
    2. Aderência do resumo à Epistemologia Qualitativa e/ou Teoria da Subjetividade;
    3. Pertinência com o Eixo Temático, e respectivo subtema escolhido pelo/a participante;
    4. Contemplar uma das tipologias aceitas para os trabalhos: estado da arte, ensaio teórico, pesquisa finalizada, pesquisa em andamento ou relato de experiências;
    5. Originalidade do trabalho, clareza, coesão e consistência nas ideias apresentadas;
    6. Observação das regras gramaticais da língua na qual será submetido o trabalho: português ou espanhol.

    Os resumos serão objeto de análise pela Comissão Científica que poderá indicar que o mesmo foi: ‘aceito’; ‘não aceito’; ‘aceito com reformulação’. No caso de ‘aceito com reformulações’ serão indicadas as alterações necessárias. Destacamos que a condição de ‘reformulação’ será tratada como excepcionalidade pela Comissão Científica. 

    ​Os autores de trabalhos cujo resultado da avaliação for ‘não aceito’, poderão solicitar revisão do resultado da avaliação pelo e-mail comissaocientifica.seqts@gmail.com, em até 48 horas após a divulgação do resultado. O resultado da nova avaliação será igualmente informado ao participante e terá caráter irrevogável. A avaliação dos trabalhos submetidos terá fluxo contínuo no período de 15 de maio a 12 de agosto de 2023.

    Os trabalhos aceitos comporão os Anais eletrônicos (com ISBN) que serão disponibilizados no site do evento até o dia 09 de outubro de 2023. Dessa forma, os participantes poderão usar os Anais publicados previamente ao evento como recurso para estudo e conhecimento dos trabalhos que serão apresentados nos Grupos de Discussão Temática.

    Todas as pessoas inscritas receberão certificado de participação no evento. Além disso, os/as autores/as de trabalhos apresentados no Simpósio receberão certificação específica por parte da Comissão Científica.

Orientações para autores(as) que compartilharão trabalhos nos GDTs

  • Por se tratar de um evento ibero-americano, as discussões serão feitas em português e espanhol,sem necessidade de tradução. Cada GDT terá um(a) coordenador(a), um(a) ou dois(duas) relator(a)(es) e um(a) ou dois(duas) monitor(a)(es). As sessões dos GDT acontecerão de 14h às 17h, nos dias 20, 21 e 27 de outubro de 2023, por meio da plataforma Google Meet. Esse recurso tecnológico permite a interação entre usuários (as) por meio de câmera, microfone, chat e projeção de tela. Para cada um dos GDT, será gerado um link com antecedência, pelo qual poderão entrar coordenadores(as), monitores(as), relatores(as), apresentadores(as) de trabalho e demais participantes. Este link será enviado por e-mail até o dia 18 de outubro de 2023. Caso não recebam o link até essa data, pedimos a gentileza de entrar em contato com Thalia Neiver (Assistente CENAT) no seguinte número: +55(84)9182-5362 (horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, 10h às 12h – Fuso Horário de Brasília).

    Para cada sessão, autores(as) e demais participantes deverão entrar no link de conexão com uma antecedência de 15 minutos ao início da atividade. O compartilhamento dos trabalhos poderá ocorrer de duas formas:

    1. Projeção de um vídeo suportado pela plataforma Google Meet. Nessa modalidade,embora os(as) autores(as) enviem o vídeo de apresentação de seus trabalhos anteriormente à sessão, a presença deles(as) ao vivo segue sendo fundamental para a discussão dos temas centrais do GDT. Essa é a modalidade mais encorajada pela Comissão Científica do evento,pois minimiza eventuais dificuldades de conectividade no momento da apresentação.

    2. Apresentação síncrona. Nesta modalidade, os(as) autores(as) podem compartilhar seu trabalho de forma oral e utilizar, se precisarem, a ferramenta de compartilhamento de tela para projeção de slides. Assim, os(as) autores(as) podem apresentar seus trabalhos oralmente,com ou sem o apoio de slides. Cada apresentação deve ter duração máxima de 7 minutos. Caso o(a) autor(a) exponha mediante o compartilhamento de tela, recomenda-se que a apresentação tenha, no máximo, 7 slides.

    Caso algum(a) autor(a) tenha dificuldades de conexão no momento de apresentar a modalidade síncrona comentada anteriormente, o(a) coordenador(a) do GDT fará a leitura do resumo do trabalho, projetando-o para os participantes por meio do compartilhamento de tela. Essa forma de apresentação não dará direito à certificação de apresentação de trabalho e será utilizada para garantir a qualidade da discussão prevista para o grupo.

    Os monitores de cada subgrupo dos Eixos Temáticos entrarão em contato previamente, via email, apresentando-se como monitores, enviando o link da sessão (Google Meet) e enviando um link para criação de um grupo de whatsapp. Os monitores requisitarão os vídeos ou os slides que serão utilizados, visando organizá-los para as apresentações. Esse contato será realizado até 18 de outubro. É muito importante que os vídeos ou slides estejam prontos para serem compartilhados.

    Em cada sessão de Grupo de Discussão Temática, foram alocados até 5 trabalhos. É importante destacar que a discussão no grupo será realizada ao vivo, com câmera aberta ou fechada,utilizando o microfone por meio da plataforma Google Meet. O Chat não será o canal empregado para realizar o debate.

    Aguardamos vocês para continuar construindo saberes a partir do referencial da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade, em diálogo fecundo com outros referenciais que aportam para a compreensão e abordagem dos problemas científicos e profissionais contemporâneos.

Confira a programação dos trabalhos nos Grupos de Discussão Temática clicando aqui.

Datas Importantes


  • 10 de maio - Início das inscrições no Simpósio
  • De 10 de maio a 30 de julho – Período de submissão dos resumos.
  • De 15 de maio a 12 de agosto – Período de avaliação dos resumos.
  • 4 de setembro - Prazo final para pagamento da taxa de inscrição dos participantes com trabalhos aceitos
  • Até 9 de outubro - Publicação dos Anais e programação dos Grupos de Discussão Temática com a distribuição dos trabalhos nas sessões
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