Dra. Wilsa Maria Ramos
Dra. Wilsa Maria Ramos
Dra. Wilsa Maria Ramos
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B985137
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B985137
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B985137
Valéria Deusdará Mori
Valéria Deusdará Mori
Valéria Deusdará Mori
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Dra. Pilar de Almeida
Dra. Pilar de Almeida
Dra. Pilar de Almeida
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Dra. Patricia Álvarez
Dra. Patricia Álvarez
Dra. Patricia Álvarez
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Dr. Omar Alejandro Bravo
Dr. Omar Alejandro Bravo
Dr. Omar Alejandro Bravo
Universidad ICESI, Colômbia
Universidad ICESI, Colômbia
Universidad ICESI, Colômbia
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2726679907412480
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2726679907412480
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2726679907412480
Dr. José Fernando Patiño Torres
Dr. José Fernando Patiño Torres
Dr. José Fernando Patiño Torres
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4816461717444180
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4816461717444180
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4816461717444180
O SIMPÓSIO
O SIMPÓSIO
O SIMPÓSIO
Coordenador:
Daniel Magalhães Goulart (Universidade de Brasília)
Coordenadora Adjunta:
Luciana de Oliveira Campolina (Centro Universitário de Brasília)
Ana Maria Orofino (Universidade de Brasília, Brasil)
Bruno Reis Bernardo Cobucci (Universidade de Brasília, Brasil)
David Subero (Universidad de Girona, Espanha)
Félix Jorge Robinson Samuells (Universidade de Brasília, Brasil)
Jorge Bahamondes Leal (Fundación Mente, Chile)
Lourdes Mara Ilizastigui Del Portal (Universidad Santo Tomas, Santiago, Chile)
Lucinete Teixeira dos Santos Sampaio (Universidade de Brasília/Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Luiz Roberto Rodrigues Martins, (Universidade de Brasília, Brasil)
Maria Carmen Villela Rosa Tacca, (Universidade de Brasília, Brasil)
Maria do Socorro Martins Lima (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Mariana Oliveira dos Santos (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Brasil)
Mariano Acciardi (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
Pablo Fossa (Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile)
Virgínia Silva (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil)
Wanda Rodríguez Arocho (Universidad de Puerto Rico, Porto Rico)
Coordenador:
Daniel Magalhães Goulart (Universidade de Brasília)
Coordenadora Adjunta:
Luciana de Oliveira Campolina (Centro Universitário de Brasília)
Ana Maria Orofino (Universidade de Brasília, Brasil)
Bruno Reis Bernardo Cobucci (Universidade de Brasília, Brasil)
David Subero (Universidad de Girona, Espanha)
Félix Jorge Robinson Samuells (Universidade de Brasília, Brasil)
Jorge Bahamondes Leal (Fundación Mente, Chile)
Lourdes Mara Ilizastigui Del Portal (Universidad Santo Tomas, Santiago, Chile)
Lucinete Teixeira dos Santos Sampaio (Universidade de Brasília/Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Luiz Roberto Rodrigues Martins, (Universidade de Brasília, Brasil)
Maria Carmen Villela Rosa Tacca, (Universidade de Brasília, Brasil)
Maria do Socorro Martins Lima (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Mariana Oliveira dos Santos (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Brasil)
Mariano Acciardi (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
Pablo Fossa (Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile)
Virgínia Silva (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil)
Wanda Rodríguez Arocho (Universidad de Puerto Rico, Porto Rico)
Coordenador:
Daniel Magalhães Goulart (Universidade de Brasília)
Coordenadora Adjunta:
Luciana de Oliveira Campolina (Centro Universitário de Brasília)
Ana Maria Orofino (Universidade de Brasília, Brasil)
Bruno Reis Bernardo Cobucci (Universidade de Brasília, Brasil)
David Subero (Universidad de Girona, Espanha)
Félix Jorge Robinson Samuells (Universidade de Brasília, Brasil)
Jorge Bahamondes Leal (Fundación Mente, Chile)
Lourdes Mara Ilizastigui Del Portal (Universidad Santo Tomas, Santiago, Chile)
Lucinete Teixeira dos Santos Sampaio (Universidade de Brasília/Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Luiz Roberto Rodrigues Martins, (Universidade de Brasília, Brasil)
Maria Carmen Villela Rosa Tacca, (Universidade de Brasília, Brasil)
Maria do Socorro Martins Lima (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Mariana Oliveira dos Santos (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Brasil)
Mariano Acciardi (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
Pablo Fossa (Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile)
Virgínia Silva (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil)
Wanda Rodríguez Arocho (Universidad de Puerto Rico, Porto Rico)
Apoio Organizador:
Apoio Organizador:
Apoio Organizador:
Beatriz Passaglia dos Santos (Universidade de Brasília, Brasil)
Carla Maria de Almeida Gonzales (Centro Universitário de Brasília, Brasil)
Clarissa Gomes Vidal (Universidade de Brasília, Brasil)
Isabela Oliveira da Cunha (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Juliana Moreira Mendanha de Souza (Universidade de Brasília, Brasil)
Lisbet Perez Salinas (Universidade de Brasília, Brasil)
Maria Luiza Alves de Carvalho (Universidade de Brasília, Brasil)
Mateus Brandão Lerbach (Centro Universitário de Brasília, Brasil)
Natália Neiva Milhomens (Universidade de Brasília, Brasil)
Paola Mariel Monasterio de la Mensa (Universidade de Brasília, Brasil)
Sandra Maria Costa Barbosa (Universidade de Brasília / Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Sandra Regina de Oliveira (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Beatriz Passaglia dos Santos (Universidade de Brasília, Brasil)
Carla Maria de Almeida Gonzales (Centro Universitário de Brasília, Brasil)
Clarissa Gomes Vidal (Universidade de Brasília, Brasil)
Isabela Oliveira da Cunha (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Juliana Moreira Mendanha de Souza (Universidade de Brasília, Brasil)
Lisbet Perez Salinas (Universidade de Brasília, Brasil)
Maria Luiza Alves de Carvalho (Universidade de Brasília, Brasil)
Mateus Brandão Lerbach (Centro Universitário de Brasília, Brasil)
Natália Neiva Milhomens (Universidade de Brasília, Brasil)
Paola Mariel Monasterio de la Mensa (Universidade de Brasília, Brasil)
Sandra Maria Costa Barbosa (Universidade de Brasília / Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Sandra Regina de Oliveira (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Beatriz Passaglia dos Santos (Universidade de Brasília, Brasil)
Carla Maria de Almeida Gonzales (Centro Universitário de Brasília, Brasil)
Clarissa Gomes Vidal (Universidade de Brasília, Brasil)
Isabela Oliveira da Cunha (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Juliana Moreira Mendanha de Souza (Universidade de Brasília, Brasil)
Lisbet Perez Salinas (Universidade de Brasília, Brasil)
Maria Luiza Alves de Carvalho (Universidade de Brasília, Brasil)
Mateus Brandão Lerbach (Centro Universitário de Brasília, Brasil)
Natália Neiva Milhomens (Universidade de Brasília, Brasil)
Paola Mariel Monasterio de la Mensa (Universidade de Brasília, Brasil)
Sandra Maria Costa Barbosa (Universidade de Brasília / Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Sandra Regina de Oliveira (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Coordenador:
José Fernando Patino Torres (Universidade de Brasília, Brasil)
Coordenadora Adjunta:
Cristina Massot Madeira Coelho (Universidade de Brasília, Brasil)
Albertina Mitjáns Martínez (Universidade de Brasília, Brasil)
Alexandra Ayach Anache (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil)
Amanda Marina Andrade Medeiros (Universidade de Brasília, Brasil)
Ana Valéria Marques Fortes Lustosa (Universidade Federal do Piauí, Brasil)
Andrela Garibaldi Loureiro Parente (Universidade Federal do Pará, Brasil)
Antoinette Alom (Universidad de Puerto Rico, Puerto Rico)
Carolina Torres Oliveira (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasil)
Catherine Muñoz Urrutia (Universidad Autónoma de Chile, Chile)
Elaine Pasquim (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Presidência da República, Brasil)
Geandra Claudia Silva Santos (Universidade Estadual do Ceará, Brasil)
Gláucia Melasso Garcia de Carvalho (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasil)
Gustavo Cantú (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
José Moysés Alves (Universidade Federal do Pará, Brasil)
Luciana da Silva Oliveira Lemes (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Maristela Rossato (Universidade de Brasília, Brasil)
Norma da Luz Ferrarini (Universidade Federal do Paraná, Brasil)
Pilar de Almeida (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Brasil)
Roberto Valdés Puentes (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil)
Rogério Zanon da Silveira (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil)
Valdívia de Lima Pires Egler (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Valéria Deusdará Mori (Centro Universitário de Brasília, Brasil)
Vannúzia Leal Andrade Peres (Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil)
Victor Bernardes (Universidade Federal do Amazonas, Brasil)
Wilsa Maria Ramos (Universidade de Brasília, Brasil)
Coordenador:
José Fernando Patino Torres (Universidade de Brasília, Brasil)
Coordenadora Adjunta:
Cristina Massot Madeira Coelho (Universidade de Brasília, Brasil)
Albertina Mitjáns Martínez (Universidade de Brasília, Brasil)
Alexandra Ayach Anache (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil)
Amanda Marina Andrade Medeiros (Universidade de Brasília, Brasil)
Ana Valéria Marques Fortes Lustosa (Universidade Federal do Piauí, Brasil)
Andrela Garibaldi Loureiro Parente (Universidade Federal do Pará, Brasil)
Antoinette Alom (Universidad de Puerto Rico, Puerto Rico)
Carolina Torres Oliveira (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasil)
Catherine Muñoz Urrutia (Universidad Autónoma de Chile, Chile)
Elaine Pasquim (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Presidência da República, Brasil)
Geandra Claudia Silva Santos (Universidade Estadual do Ceará, Brasil)
Gláucia Melasso Garcia de Carvalho (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasil)
Gustavo Cantú (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
José Moysés Alves (Universidade Federal do Pará, Brasil)
Luciana da Silva Oliveira Lemes (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Maristela Rossato (Universidade de Brasília, Brasil)
Norma da Luz Ferrarini (Universidade Federal do Paraná, Brasil)
Pilar de Almeida (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Brasil)
Roberto Valdés Puentes (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil)
Rogério Zanon da Silveira (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil)
Valdívia de Lima Pires Egler (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Valéria Deusdará Mori (Centro Universitário de Brasília, Brasil)
Vannúzia Leal Andrade Peres (Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil)
Victor Bernardes (Universidade Federal do Amazonas, Brasil)
Wilsa Maria Ramos (Universidade de Brasília, Brasil)
Coordenador:
José Fernando Patino Torres (Universidade de Brasília, Brasil)
Coordenadora Adjunta:
Cristina Massot Madeira Coelho (Universidade de Brasília, Brasil)
Albertina Mitjáns Martínez (Universidade de Brasília, Brasil)
Alexandra Ayach Anache (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil)
Amanda Marina Andrade Medeiros (Universidade de Brasília, Brasil)
Ana Valéria Marques Fortes Lustosa (Universidade Federal do Piauí, Brasil)
Andrela Garibaldi Loureiro Parente (Universidade Federal do Pará, Brasil)
Antoinette Alom (Universidad de Puerto Rico, Puerto Rico)
Carolina Torres Oliveira (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasil)
Catherine Muñoz Urrutia (Universidad Autónoma de Chile, Chile)
Elaine Pasquim (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Presidência da República, Brasil)
Geandra Claudia Silva Santos (Universidade Estadual do Ceará, Brasil)
Gláucia Melasso Garcia de Carvalho (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasil)
Gustavo Cantú (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
José Moysés Alves (Universidade Federal do Pará, Brasil)
Luciana da Silva Oliveira Lemes (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Maristela Rossato (Universidade de Brasília, Brasil)
Norma da Luz Ferrarini (Universidade Federal do Paraná, Brasil)
Pilar de Almeida (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Brasil)
Roberto Valdés Puentes (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil)
Rogério Zanon da Silveira (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil)
Valdívia de Lima Pires Egler (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil)
Valéria Deusdará Mori (Centro Universitário de Brasília, Brasil)
Vannúzia Leal Andrade Peres (Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil)
Victor Bernardes (Universidade Federal do Amazonas, Brasil)
Wilsa Maria Ramos (Universidade de Brasília, Brasil)
Apoio Científico:
Apoio Científico:
Apoio Científico:
Mestrandas
Delani Marcele Da Cruz Pereira De Souza
Hindyanay Sthephani De Cassia Campos
Doutorandas
Andreia Dos Santos Gomes Vieira
Gisele Ferreira Tacca
Simone Monteiro Ribeiro
Marluce De Souza Oliveira
Mestrandas
Delani Marcele Da Cruz Pereira De Souza
Hindyanay Sthephani De Cassia Campos
Doutorandas
Andreia Dos Santos Gomes Vieira
Gisele Ferreira Tacca
Simone Monteiro Ribeiro
Marluce De Souza Oliveira
Mestrandas
Delani Marcele Da Cruz Pereira De Souza
Hindyanay Sthephani De Cassia Campos
Doutorandas
Andreia Dos Santos Gomes Vieira
Gisele Ferreira Tacca
Simone Monteiro Ribeiro
Marluce De Souza Oliveira
Adriana Ziemer Gallert (Ousar - Desenvolvimento Humano Inspirador e Criativo)
Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende (Universidade de Brasília)
Ana Luiza de França Sá (Instituto Federal de Brasília)
Ana Maria Jacó-Vilela (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Ana Mercês Bahia Bock (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco (Universidade de Brasília)
Artur Mamed Cândido (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Beatriz Scoz (Instituto Sedes Sapientiae)
Clara Diniz (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Eduardo Gonçalves Rocha (Universidade Federal de Goiás)
Elias Batista dos Santos (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Fernanda Coelho Liberali (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Geisa Nunes de Souza Mozzer (Universidade Federal de Goiás)
Giselle de Fátima Silva (Secretaria de Saúde do Distrito Federal)
Katia do Carmo Pereira (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Lara Scalise (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
Luciana Soares Muniz (Universidade Federal de Uberlândia)
Jaqueline Gomes de Jesus (Instituto Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Jonatas Maia Costa (Universidade de Brasília)
Juliana dos Santos Rocha (Fundação Projeto Pescar)
Karla Fernanda Wunder da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Larissa Polejack (Universidade de Brasília)
Marcio Pascoal Cassandre (Universidade Estadual de Maringá)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Mariângela Momo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Marília Santos Bezerra (Centro Universitário de Brasília / Universidade de Brasília)
Maurício Neubern (Universidade de Brasília)
Odair Furtado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Patrícia Melo do Monte (Faculdade São Agostinho, Piauí)
Raquel de Alcântara Maragno Molina (Universidades do Distrito Federal / Centro Universitário Euro Americano)
Raquel Souza Lobo Guzzo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire (Universidade de Brasília)
Simone Monteiro Ribeiro (Universidade Estadual de Montes Claros)
Stela Martins Telles (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília)
Vaneska Krick Ratund (Ousar - Desenvolvimento Humano Inspirador e Criativo)
Vera Lucia Trevisan de Souza (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
Wanda Maria Junqueira de Aguiar (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Zochil González Arenas (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Adriana Ziemer Gallert (Ousar - Desenvolvimento Humano Inspirador e Criativo)
Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende (Universidade de Brasília)
Ana Luiza de França Sá (Instituto Federal de Brasília)
Ana Maria Jacó-Vilela (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Ana Mercês Bahia Bock (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco (Universidade de Brasília)
Artur Mamed Cândido (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Beatriz Scoz (Instituto Sedes Sapientiae)
Clara Diniz (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Eduardo Gonçalves Rocha (Universidade Federal de Goiás)
Elias Batista dos Santos (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Fernanda Coelho Liberali (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Geisa Nunes de Souza Mozzer (Universidade Federal de Goiás)
Giselle de Fátima Silva (Secretaria de Saúde do Distrito Federal)
Katia do Carmo Pereira (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Lara Scalise (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
Luciana Soares Muniz (Universidade Federal de Uberlândia)
Jaqueline Gomes de Jesus (Instituto Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Jonatas Maia Costa (Universidade de Brasília)
Juliana dos Santos Rocha (Fundação Projeto Pescar)
Karla Fernanda Wunder da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Larissa Polejack (Universidade de Brasília)
Marcio Pascoal Cassandre (Universidade Estadual de Maringá)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Mariângela Momo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Marília Santos Bezerra (Centro Universitário de Brasília / Universidade de Brasília)
Maurício Neubern (Universidade de Brasília)
Odair Furtado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Patrícia Melo do Monte (Faculdade São Agostinho, Piauí)
Raquel de Alcântara Maragno Molina (Universidades do Distrito Federal / Centro Universitário Euro Americano)
Raquel Souza Lobo Guzzo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire (Universidade de Brasília)
Simone Monteiro Ribeiro (Universidade Estadual de Montes Claros)
Stela Martins Telles (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília)
Vaneska Krick Ratund (Ousar - Desenvolvimento Humano Inspirador e Criativo)
Vera Lucia Trevisan de Souza (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
Wanda Maria Junqueira de Aguiar (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Zochil González Arenas (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Adriana Ziemer Gallert (Ousar - Desenvolvimento Humano Inspirador e Criativo)
Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende (Universidade de Brasília)
Ana Luiza de França Sá (Instituto Federal de Brasília)
Ana Maria Jacó-Vilela (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Ana Mercês Bahia Bock (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco (Universidade de Brasília)
Artur Mamed Cândido (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Beatriz Scoz (Instituto Sedes Sapientiae)
Clara Diniz (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Eduardo Gonçalves Rocha (Universidade Federal de Goiás)
Elias Batista dos Santos (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Fernanda Coelho Liberali (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Geisa Nunes de Souza Mozzer (Universidade Federal de Goiás)
Giselle de Fátima Silva (Secretaria de Saúde do Distrito Federal)
Katia do Carmo Pereira (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Lara Scalise (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
Luciana Soares Muniz (Universidade Federal de Uberlândia)
Jaqueline Gomes de Jesus (Instituto Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Jonatas Maia Costa (Universidade de Brasília)
Juliana dos Santos Rocha (Fundação Projeto Pescar)
Karla Fernanda Wunder da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Larissa Polejack (Universidade de Brasília)
Marcio Pascoal Cassandre (Universidade Estadual de Maringá)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Mariângela Momo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Marília Santos Bezerra (Centro Universitário de Brasília / Universidade de Brasília)
Maurício Neubern (Universidade de Brasília)
Odair Furtado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Patrícia Melo do Monte (Faculdade São Agostinho, Piauí)
Raquel de Alcântara Maragno Molina (Universidades do Distrito Federal / Centro Universitário Euro Americano)
Raquel Souza Lobo Guzzo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire (Universidade de Brasília)
Simone Monteiro Ribeiro (Universidade Estadual de Montes Claros)
Stela Martins Telles (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília)
Vaneska Krick Ratund (Ousar - Desenvolvimento Humano Inspirador e Criativo)
Vera Lucia Trevisan de Souza (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
Wanda Maria Junqueira de Aguiar (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Zochil González Arenas (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Adalberto Ascuña Rivera (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Carlos Alberto Arredondo Salas (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Adriana Kaulino de Almeida (Universidad Diego Portales, Santiago, Chile)
Alejandra Barcala (Universidad Nacional de Lanús, Buenos Aires, Argentina)
Alexander Flores Mendoza (Centro de investigación psicológica histórico-cultural, Arequipa, Peru)
Álvaro Díaz (Universidad Tecnológica de Pereira, Pereira, Colômbia)
Ana Alicia Flores Bedregal (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Angel Deroncele Acosta (Universidad San Ignacio de Loyola, Lima, Peru)
Anna Engel (Universidade de Barcelona, Barcelona, Espanha)
Annia Esther Vizcaino Escobar (Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas, Cuba)
Bernardo Jiménez-Domínguez (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
Carlos Manuel Osorio García (Universidad Internacional Iberoamericana, Campeche, México)
David Pavón-Cuéllar (Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, Morelia, México)
Emma Magdalena Oropeza de Anda (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
Eva Paola Arenas (Universidad de Guanajato, Guanajato, México)
Gilberto Pérez (Universidad Autónoma de México, Iztacala, México)
Gonzalo Corbo (Universidad de la Republica, Uruguay)
Gloria Quiñonez (Monash University, Melbourne, Austrália)
Irene Barros (Universidad de la Republica, Montevideu, Uruguai)
Isaac Iran Cabrera (Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas, Cuba)
Isabel Carmona-Cobo (Universidad de Jaén, Jaén, Espanha)
Ismael E. Carreño Hernández (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Colombia)
Israel Mayo Parra (Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Manabí, Ecuador)
John Alexander Quintero-Torres (Universidad de San Buenaventura, Cali, Colômbia)
María del Toro (Universidad de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba)
Maria Pilar Bacci Mañaricua (Universidad de la Republica, Uruguai)
Manuel Ángel Calviño Valdés-Fauly (Universidad de la Habana, Havana, Cuba)
Michel Dibarboure (Universidad de la Republica, Montevideu, Uruguai)
Miguel Gallegos (Universidad Nacional de Rosario, Rosario, Argentina)
Moisès Esteban-Guitart (Universidad de Girona, Girona, Espanha)
Mónica Bernardita Cares Martínez (Fundación MENTE, Santiago, Chile)
Natividad Laine Oquendo (Universidad de la Habana, Havana, Cuba)
Omar Bravo (Universidad ICESI, Cali, Colômbia)
Patrícia Álvarez (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Patrício López-Pismante (Universidad de Chile, Santiago, Chile)
Paula Cecilia López Vásquez (Universidad de San Carlos de Guatemala, Ciudad de Guatemala, Guatemala)
Rafael Felix Bell Rodríguez (Instituto Tecnológico Formación, Guayaquil, Equador)
Roberto Díaz Juarbe (Universidad de Puerto Rico, San José, Porto Rico)
Sheila Pérez López (Universidad de Puerto Rico, Porto Rico)
Silvia Schlemenson (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Svieta Fernández (Centro de investigación psicológica histórico cultural, Arequipa, Perú)
Walfredo González Hernández (Universidad Central "Marta Abreu" de las Villas, Santa Clara, Cuba)
Adalberto Ascuña Rivera (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Carlos Alberto Arredondo Salas (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Adriana Kaulino de Almeida (Universidad Diego Portales, Santiago, Chile)
Alejandra Barcala (Universidad Nacional de Lanús, Buenos Aires, Argentina)
Alexander Flores Mendoza (Centro de investigación psicológica histórico-cultural, Arequipa, Peru)
Álvaro Díaz (Universidad Tecnológica de Pereira, Pereira, Colômbia)
Ana Alicia Flores Bedregal (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Angel Deroncele Acosta (Universidad San Ignacio de Loyola, Lima, Peru)
Anna Engel (Universidade de Barcelona, Barcelona, Espanha)
Annia Esther Vizcaino Escobar (Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas, Cuba)
Bernardo Jiménez-Domínguez (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
Carlos Manuel Osorio García (Universidad Internacional Iberoamericana, Campeche, México)
David Pavón-Cuéllar (Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, Morelia, México)
Emma Magdalena Oropeza de Anda (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
Eva Paola Arenas (Universidad de Guanajato, Guanajato, México)
Gilberto Pérez (Universidad Autónoma de México, Iztacala, México)
Gonzalo Corbo (Universidad de la Republica, Uruguay)
Gloria Quiñonez (Monash University, Melbourne, Austrália)
Irene Barros (Universidad de la Republica, Montevideu, Uruguai)
Isaac Iran Cabrera (Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas, Cuba)
Isabel Carmona-Cobo (Universidad de Jaén, Jaén, Espanha)
Ismael E. Carreño Hernández (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Colombia)
Israel Mayo Parra (Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Manabí, Ecuador)
John Alexander Quintero-Torres (Universidad de San Buenaventura, Cali, Colômbia)
María del Toro (Universidad de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba)
Maria Pilar Bacci Mañaricua (Universidad de la Republica, Uruguai)
Manuel Ángel Calviño Valdés-Fauly (Universidad de la Habana, Havana, Cuba)
Michel Dibarboure (Universidad de la Republica, Montevideu, Uruguai)
Miguel Gallegos (Universidad Nacional de Rosario, Rosario, Argentina)
Moisès Esteban-Guitart (Universidad de Girona, Girona, Espanha)
Mónica Bernardita Cares Martínez (Fundación MENTE, Santiago, Chile)
Natividad Laine Oquendo (Universidad de la Habana, Havana, Cuba)
Omar Bravo (Universidad ICESI, Cali, Colômbia)
Patrícia Álvarez (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Patrício López-Pismante (Universidad de Chile, Santiago, Chile)
Paula Cecilia López Vásquez (Universidad de San Carlos de Guatemala, Ciudad de Guatemala, Guatemala)
Rafael Felix Bell Rodríguez (Instituto Tecnológico Formación, Guayaquil, Equador)
Roberto Díaz Juarbe (Universidad de Puerto Rico, San José, Porto Rico)
Sheila Pérez López (Universidad de Puerto Rico, Porto Rico)
Silvia Schlemenson (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Svieta Fernández (Centro de investigación psicológica histórico cultural, Arequipa, Perú)
Walfredo González Hernández (Universidad Central "Marta Abreu" de las Villas, Santa Clara, Cuba)
Adalberto Ascuña Rivera (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Carlos Alberto Arredondo Salas (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Adriana Kaulino de Almeida (Universidad Diego Portales, Santiago, Chile)
Alejandra Barcala (Universidad Nacional de Lanús, Buenos Aires, Argentina)
Alexander Flores Mendoza (Centro de investigación psicológica histórico-cultural, Arequipa, Peru)
Álvaro Díaz (Universidad Tecnológica de Pereira, Pereira, Colômbia)
Ana Alicia Flores Bedregal (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Angel Deroncele Acosta (Universidad San Ignacio de Loyola, Lima, Peru)
Anna Engel (Universidade de Barcelona, Barcelona, Espanha)
Annia Esther Vizcaino Escobar (Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas, Cuba)
Bernardo Jiménez-Domínguez (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
Carlos Manuel Osorio García (Universidad Internacional Iberoamericana, Campeche, México)
David Pavón-Cuéllar (Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, Morelia, México)
Emma Magdalena Oropeza de Anda (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
Eva Paola Arenas (Universidad de Guanajato, Guanajato, México)
Gilberto Pérez (Universidad Autónoma de México, Iztacala, México)
Gonzalo Corbo (Universidad de la Republica, Uruguay)
Gloria Quiñonez (Monash University, Melbourne, Austrália)
Irene Barros (Universidad de la Republica, Montevideu, Uruguai)
Isaac Iran Cabrera (Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas, Cuba)
Isabel Carmona-Cobo (Universidad de Jaén, Jaén, Espanha)
Ismael E. Carreño Hernández (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Colombia)
Israel Mayo Parra (Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Manabí, Ecuador)
John Alexander Quintero-Torres (Universidad de San Buenaventura, Cali, Colômbia)
María del Toro (Universidad de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba)
Maria Pilar Bacci Mañaricua (Universidad de la Republica, Uruguai)
Manuel Ángel Calviño Valdés-Fauly (Universidad de la Habana, Havana, Cuba)
Michel Dibarboure (Universidad de la Republica, Montevideu, Uruguai)
Miguel Gallegos (Universidad Nacional de Rosario, Rosario, Argentina)
Moisès Esteban-Guitart (Universidad de Girona, Girona, Espanha)
Mónica Bernardita Cares Martínez (Fundación MENTE, Santiago, Chile)
Natividad Laine Oquendo (Universidad de la Habana, Havana, Cuba)
Omar Bravo (Universidad ICESI, Cali, Colômbia)
Patrícia Álvarez (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Patrício López-Pismante (Universidad de Chile, Santiago, Chile)
Paula Cecilia López Vásquez (Universidad de San Carlos de Guatemala, Ciudad de Guatemala, Guatemala)
Rafael Felix Bell Rodríguez (Instituto Tecnológico Formación, Guayaquil, Equador)
Roberto Díaz Juarbe (Universidad de Puerto Rico, San José, Porto Rico)
Sheila Pérez López (Universidad de Puerto Rico, Porto Rico)
Silvia Schlemenson (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Svieta Fernández (Centro de investigación psicológica histórico cultural, Arequipa, Perú)
Walfredo González Hernández (Universidad Central "Marta Abreu" de las Villas, Santa Clara, Cuba)
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
TAXA DE INSCRIÇÃO
TAXA DE INSCRIÇÃO
TAXA DE INSCRIÇÃO
Valores até 21/07 | Valores após 22/07 | |
---|---|---|
Profissionais | R$250,00 | R$290,00 |
Profissionais CEUB | R$210,00* | R$240,00 |
Profissionais membros do Instituto Fernando González Rey | R$185,00** | R$215,00 |
Estudantes de pós-graduação | R$220,00 | R$260,00 |
Estudantes de pós-graduação CEUB | R$180,00* | R$210,00 |
Estudantes de pós-graduação membros do Instituto Fernando González Rey | R$165,00** | R$195,00 |
Estudantes de graduação | R$150,00 | R$180,00 |
Estudantes de graduação CEUB | R$120,00* | R$150,00 |
Estudantes de graduação membros do Instituto Fernando González Rey | R$110,00** | R$135,00 |
Colégio Doutoral (com inscrição no Simpósio) | R$ 60,00 | |
Colégio Doutoral (sem inscrição no Simpósio) | R$ 120,00 |