Dra. Wilsa Maria Ramos
Dra. Wilsa Maria Ramos
Dra. Wilsa Maria Ramos
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B985137
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B985137
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
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Valéria Deusdará Mori
Valéria Deusdará Mori
Valéria Deusdará Mori
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Dra. Pilar de Almeida
Dra. Pilar de Almeida
Dra. Pilar de Almeida
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Dra. Patricia Álvarez
Dra. Patricia Álvarez
Dra. Patricia Álvarez
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Dr. Omar Alejandro Bravo
Dr. Omar Alejandro Bravo
Dr. Omar Alejandro Bravo
Universidad ICESI, Colômbia
Universidad ICESI, Colômbia
Universidad ICESI, Colômbia
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2726679907412480
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2726679907412480
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
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Dr. José Fernando Patiño Torres
Dr. José Fernando Patiño Torres
Dr. José Fernando Patiño Torres
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4816461717444180
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4816461717444180
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
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DEBATES E DESAFIOS SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS
DEBATES E DESAFIOS SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS
DEBATES E DESAFIOS SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS
22, 23, 24 e 25 de outubro de 2025
22, 23, 24 e 25 de outubro de 2025
22, 23, 24 e 25 de outubro de 2025
Brasília - DF / Brasil
Brasília - DF / Brasil
Brasília - DF / Brasil
DEBATES E DESAFIOS SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS
DEBATES E DESAFIOS SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS
DEBATES E DESAFIOS SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS
22, 23, 24 e 25 de outubro de 2025
22, 23, 24 e 25 de outubro de 2025
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Brasília - DF / Brasil
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Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Este evento homenageia o legado científico e humano de Fernando González Rey, autor da Teoria da Subjetividade e da Epistemologia Qualitativa. Sua obra segue viva nas elaborações que fazemos sobre os debates e desafios contemporâneos, convidando-nos permanentemente a assumir uma autoria fundamentada e comprometida em nossas pesquisas e práticas profissionais.
Para conhecer mais sobre o acervo do autor, acesse:
Este evento homenageia o legado científico e humano de Fernando González Rey, autor da Teoria da Subjetividade e da Epistemologia Qualitativa. Sua obra segue viva nas elaborações que fazemos sobre os debates e desafios contemporâneos, convidando-nos permanentemente a assumir uma autoria fundamentada e comprometida em nossas pesquisas e práticas profissionais.
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Este evento homenageia o legado científico e humano de Fernando González Rey, autor da Teoria da Subjetividade e da Epistemologia Qualitativa. Sua obra segue viva nas elaborações que fazemos sobre os debates e desafios contemporâneos, convidando-nos permanentemente a assumir uma autoria fundamentada e comprometida em nossas pesquisas e práticas profissionais.
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Dr. Daniel Magalhães Goulart
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
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Convidamos vocês a participarem do V Simpósio Ibero-Americano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade (SEQTS 2025), que ocorrerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2025, em formato presencial, em Brasília-DF, Brasil.
Após duas edições online (2021 e 2023), voltamos à presencialidade em 2025. Será uma alegria nos encontrarmos e dialogarmos! Sejam bem-vindos/as!
Convidamos vocês a participarem do V Simpósio Ibero-Americano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade (SEQTS 2025), que ocorrerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2025, em formato presencial, em Brasília-DF, Brasil.
Após duas edições online (2021 e 2023), voltamos à presencialidade em 2025. Será uma alegria nos encontrarmos e dialogarmos! Sejam bem-vindos/as!
Convidamos vocês a participarem do V Simpósio Ibero-Americano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade (SEQTS 2025), que ocorrerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2025, em formato presencial, em Brasília-DF, Brasil.
Após duas edições online (2021 e 2023), voltamos à presencialidade em 2025. Será uma alegria nos encontrarmos e dialogarmos! Sejam bem-vindos/as!
Instituto Fernando González Rey
Instituto Fernando González Rey
Instituto Fernando González Rey
para o início do evento.
para o início do evento.
para o início do evento.
para o início do evento.
para o início do evento.
para o início do evento.
Promover o debate
Promover o debate
Promover o debate
sobre os princípios e conceitos da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade, assim como suas contribuições para fundamentar a produção de conhecimentos sobre temas contemporâneos e as práticas profissionais;
sobre os princípios e conceitos da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade, assim como suas contribuições para fundamentar a produção de conhecimentos sobre temas contemporâneos e as práticas profissionais;
sobre os princípios e conceitos da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade, assim como suas contribuições para fundamentar a produção de conhecimentos sobre temas contemporâneos e as práticas profissionais;
Dar visibilidade
Dar visibilidade
Dar visibilidade
às práticas profissionais e pesquisas fundamentadas e orientadas pela Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa em contextos diversos, enfatizando debates e desafios sobre temas contemporâneos;
às práticas profissionais e pesquisas fundamentadas e orientadas pela Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa em contextos diversos, enfatizando debates e desafios sobre temas contemporâneos;
às práticas profissionais e pesquisas fundamentadas e orientadas pela Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa em contextos diversos, enfatizando debates e desafios sobre temas contemporâneos;
Fomentar
Fomentar
Fomentar
o intercâmbio científico e de práticas profissionais em torno de temáticas que estão sendo pesquisadas com base na Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural
o intercâmbio científico e de práticas profissionais em torno de temáticas que estão sendo pesquisadas com base na Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural
o intercâmbio científico e de práticas profissionais em torno de temáticas que estão sendo pesquisadas com base na Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural
Consolidar
Consolidar
Consolidar
grupos e linhas de pesquisa nacionais e internacionais, fortalecendo a interdisciplinaridade e incentivando a formação de novas redes interinstitucionais
grupos e linhas de pesquisa nacionais e internacionais, fortalecendo a interdisciplinaridade e incentivando a formação de novas redes interinstitucionais
grupos e linhas de pesquisa nacionais e internacionais, fortalecendo a interdisciplinaridade e incentivando a formação de novas redes interinstitucionais
Mesa Redonda Temática 1
A dimensão subjetiva do sofrimento na contemporaneidade
Mesa Redonda Temática 1
A dimensão subjetiva do sofrimento na contemporaneidade
Mesa Redonda Temática 1
A dimensão subjetiva do sofrimento na contemporaneidade
Patricia Álvarez
Patricia Álvarez
Patricia Álvarez
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Daniel Magalhães Goulart
Daniel Magalhães Goulart
Daniel Magalhães Goulart
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Valéria Deusdará Mori
Valéria Deusdará Mori
Valéria Deusdará Mori
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Mesa Redonda Temática 2
A subjetividade e o sujeito em contextos de desigualdade e vulnerabilidade social
Mesa Redonda Temática 2
A subjetividade e o sujeito em contextos de desigualdade e vulnerabilidade social
Mesa Redonda Temática 2
A subjetividade e o sujeito em contextos de desigualdade e vulnerabilidade social
Omar Alejandro Bravo
Omar Alejandro Bravo
Omar Alejandro Bravo
Universidad ICESI, Colômbia
Universidad ICESI, Colômbia
Universidad ICESI, Colômbia
Luciana da Silva Oliveira Lemes
Luciana da Silva Oliveira Lemes
Luciana da Silva Oliveira Lemes
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Pilar de Almeida
Pilar de Almeida
Pilar de Almeida
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Brasil
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Brasil
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Brasil
Mesa Redonda Temática 3
Redes sociais e subjetividade
Mesa Redonda Temática 3
Redes sociais e subjetividade
Mesa Redonda Temática 3
Redes sociais e subjetividade
Ana Mercês Bahia Bock
Ana Mercês Bahia Bock
Ana Mercês Bahia Bock
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Wilsa Maria Ramos
Wilsa Maria Ramos
Wilsa Maria Ramos
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
José Fernando Patiño Torres
José Fernando Patiño Torres
José Fernando Patiño Torres
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
O evento se destina a pesquisadores/as brasileiros/as e ibero-americanos/as dos grupos de pesquisa afins à temática do evento, profissionais e demais pesquisadores/as em Educação, Psicologia e Ciências Sociais/humanas e da Saúde em geral, assim como estudantes brasileiros/as e ibero-americanos/as interessados/as na Epistemologia Qualitativa e na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.
O evento se destina a pesquisadores/as brasileiros/as e ibero-americanos/as dos grupos de pesquisa afins à temática do evento, profissionais e demais pesquisadores/as em Educação, Psicologia e Ciências Sociais/humanas e da Saúde em geral, assim como estudantes brasileiros/as e ibero-americanos/as interessados/as na Epistemologia Qualitativa e na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.
O evento se destina a pesquisadores/as brasileiros/as e ibero-americanos/as dos grupos de pesquisa afins à temática do evento, profissionais e demais pesquisadores/as em Educação, Psicologia e Ciências Sociais/humanas e da Saúde em geral, assim como estudantes brasileiros/as e ibero-americanos/as interessados/as na Epistemologia Qualitativa e na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.
1) Teoria da Subjetividade: avanços, desafios conceituais e relações com outros campos e referenciais teóricos
2) Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa: avanços, desafios e relações com outros referenciais epistemológicos e metodológicos
3) A dimensão subjetiva da desigualdade social, étnico-racial e suas interseccionalidades
4) A dimensão subjetiva de gênero, sexualidade, diversidade e suas interseccionalidades
5) A subjetividade e os desafios contemporâneos na formação de professores e de outros profissionais
6) A subjetividade e os desafios contemporâneos na atuação docente
7) A dimensão subjetiva da aprendizagem escolar
8) Subjetividade nas instituições e organizações e os desafios contemporâneos
9) Redes sociais, cultura digital e subjetividade: desafios contemporâneos
10) A subjetividade na saúde humana, psicoterapia e práticas clínicas
1) Teoria da Subjetividade: avanços, desafios conceituais e relações com outros campos e referenciais teóricos
2) Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa: avanços, desafios e relações com outros referenciais epistemológicos e metodológicos
3) A dimensão subjetiva da desigualdade social, étnico-racial e suas interseccionalidades
4) A dimensão subjetiva de gênero, sexualidade, diversidade e suas interseccionalidades
5) A subjetividade e os desafios contemporâneos na formação de professores e de outros profissionais
6) A subjetividade e os desafios contemporâneos na atuação docente
7) A dimensão subjetiva da aprendizagem escolar
8) Subjetividade nas instituições e organizações e os desafios contemporâneos
9) Redes sociais, cultura digital e subjetividade: desafios contemporâneos
10) A subjetividade na saúde humana, psicoterapia e práticas clínicas
1) Teoria da Subjetividade: avanços, desafios conceituais e relações com outros campos e referenciais teóricos
2) Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa: avanços, desafios e relações com outros referenciais epistemológicos e metodológicos
3) A dimensão subjetiva da desigualdade social, étnico-racial e suas interseccionalidades
4) A dimensão subjetiva de gênero, sexualidade, diversidade e suas interseccionalidades
5) A subjetividade e os desafios contemporâneos na formação de professores e de outros profissionais
6) A subjetividade e os desafios contemporâneos na atuação docente
7) A dimensão subjetiva da aprendizagem escolar
8) Subjetividade nas instituições e organizações e os desafios contemporâneos
9) Redes sociais, cultura digital e subjetividade: desafios contemporâneos
10) A subjetividade na saúde humana, psicoterapia e práticas clínicas
A partir de 09/04/2025 – Início das inscrições no Simpósio
A partir de 09/04/2025 – Início das inscrições no Simpósio
A partir de 09/04/2025 – Início das inscrições no Simpósio
Até 09/09/2025 – Prazo final de pagamento da taxa de inscrição do evento para os autores com trabalhos aceitos
Até 09/09/2025 – Prazo final de pagamento da taxa de inscrição do evento para os autores com trabalhos aceitos
Até 09/09/2025 – Prazo final de pagamento da taxa de inscrição do evento para os autores com trabalhos aceitos
21/10/2025 – Término das inscrições para participação no evento
21/10/2025 – Término das inscrições para participação no evento
21/10/2025 – Término das inscrições para participação no evento
09/04/2025 – Início das inscrições e submissões de trabalhos
09/04/2025 – Início das inscrições e submissões de trabalhos
09/04/2025 – Início das inscrições e submissões de trabalhos
30/07/2025 – Encerramento das submissões de trabalhos
30/07/2025 – Encerramento das submissões de trabalhos
30/07/2025 – Encerramento das submissões de trabalhos
Até 17/08/2025 – Divulgação da avaliação dos trabalhos
Até 17/08/2025 – Divulgação da avaliação dos trabalhos
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Até 08/10/2025 – Publicação dos Anais eletrônicos com a publicação dos trabalhos aceitos
Até 08/10/2025 – Publicação dos Anais eletrônicos com a publicação dos trabalhos aceitos
Até 08/10/2025 – Publicação dos Anais eletrônicos com a publicação dos trabalhos aceitos
09/04/2025 – Lançamento do site do Simpósio
09/04/2025 – Lançamento do site do Simpósio
09/04/2025 – Lançamento do site do Simpósio
02, 03 e 04/10/2025 – Realização do Colégio Doutoral
02, 03 e 04/10/2025 – Realização do Colégio Doutoral
02, 03 e 04/10/2025 – Realização do Colégio Doutoral
22/10/2025 – Realização dos Cursos de Curta Duração
22/10/2025 – Realização dos Cursos de Curta Duração
22/10/2025 – Realização dos Cursos de Curta Duração
22, 23, 24 e 25/10/2025 – Realização das atividades centrais do Simpósio
22, 23, 24 e 25/10/2025 – Realização das atividades centrais do Simpósio
22, 23, 24 e 25/10/2025 – Realização das atividades centrais do Simpósio
Uma vez realizada, você poderá ter acesso à inscrição das seguintes formas:
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1) Confirmação da inscrição por email:
Normalmente, essa confirmação aparece na caixa de entrada, mas os servidores de e-mail podem direcioná-los para as abas spam, social ou promoções, variando de acordo com o utilizado por você.
1) Confirmação da inscrição por email:
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Localizando sua inscrição pelo site da Doity:
Acesse o seguinte site e coloque seu email no campo indicado:
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3) Entre em contato com nosso atendimento:
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Via WhatsApp: +55 (47) 9242-8896
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Via e-mail: atendimento.seqts@gmail.com
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No período de 01 a 28 de agosto de 2025, estarão abertas as inscrições para MONITORES/AS. A monitoria é voluntária (com inscrição gratuita) e prevê atuação nos períodos matutino, vespertino e/ou noturno, no apoio às atividades ao longo de todo o período do evento.
No período de 01 a 28 de agosto de 2025, estarão abertas as inscrições para MONITORES/AS. A monitoria é voluntária (com inscrição gratuita) e prevê atuação nos períodos matutino, vespertino e/ou noturno, no apoio às atividades ao longo de todo o período do evento.
No período de 01 a 28 de agosto de 2025, estarão abertas as inscrições para MONITORES/AS. A monitoria é voluntária (com inscrição gratuita) e prevê atuação nos períodos matutino, vespertino e/ou noturno, no apoio às atividades ao longo de todo o período do evento.
Centro Universitário de Brasília (CEUB), Campus Asa Norte, Bloco 3.
SEPN 707/907, Asa Norte, Brasília - DF, 70790-075
Centro Universitário de Brasília (CEUB), Campus Asa Norte, Bloco 3.
SEPN 707/907, Asa Norte, Brasília - DF, 70790-075
Centro Universitário de Brasília (CEUB), Campus Asa Norte, Bloco 3.
SEPN 707/907, Asa Norte, Brasília - DF, 70790-075
Caso você precise de uma carta convite em nome da Comissão Organizadora do SEQTS 2025, preencha o formulário abaixo. A Comissão Organizadora do evento preparará o documento com seus dados e enviará a carta por email o mais rápido possível.
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Instituto Fernando González Rey
Instituto Fernando González Rey
Instituto Fernando González Rey
Para informações e contato, envie uma mensagem para: institutofgr@gmail.com
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O Instituto Fernando González Rey tem como objetivo contribuir com a consolidação, difusão e desenvolvimento da Teoria da Subjetividade, da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa e com sua utilização na pesquisa, na prática profissional em diferentes campos e no trabalho comunitário.
O Instituto Fernando González Rey tem como objetivo contribuir com a consolidação, difusão e desenvolvimento da Teoria da Subjetividade, da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa e com sua utilização na pesquisa, na prática profissional em diferentes campos e no trabalho comunitário.
O Instituto Fernando González Rey tem como objetivo contribuir com a consolidação, difusão e desenvolvimento da Teoria da Subjetividade, da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa e com sua utilização na pesquisa, na prática profissional em diferentes campos e no trabalho comunitário.
Entre suas finalidades, destacam-se:
I – Desenvolver e promover atividades científicas e educativas, tais como congressos, simpósios, oficinas, encontros, seminários, lives, cursos, palestras, entre outras;
II – Desenvolver e promover cursos de aprimoramento na formação de psicólogos, educadores, profissionais da área da saúde e outras, bem como de pessoas da comunidade em geral;
III – Desenvolver e promover projetos de pesquisa em diferentes campos;
IV – Desenvolver e promover práticas profissionais em diferentes campos e atividades comunitárias;
V – Favorecer o intercâmbio nacional e internacional nas áreas da Psicologia, Educação, Saúde, Direito, Administração e outras;
VI - Promover o intercâmbio de conhecimentos com outros referenciais teóricos, epistemológicos e metodológicos;
VII – Publicar, distribuir e comercializar publicações próprias, assim como favorecer publicações de membros associados que estejam na área de atuação do Instituto;
VIII – Contribuir para a fundamentação e construção de políticas públicas;
IX – Captar patrocínios para atividades condizentes com suas finalidades.
Entre suas finalidades, destacam-se:
I – Desenvolver e promover atividades científicas e educativas, tais como congressos, simpósios, oficinas, encontros, seminários, lives, cursos, palestras, entre outras;
II – Desenvolver e promover cursos de aprimoramento na formação de psicólogos, educadores, profissionais da área da saúde e outras, bem como de pessoas da comunidade em geral;
III – Desenvolver e promover projetos de pesquisa em diferentes campos;
IV – Desenvolver e promover práticas profissionais em diferentes campos e atividades comunitárias;
V – Favorecer o intercâmbio nacional e internacional nas áreas da Psicologia, Educação, Saúde, Direito, Administração e outras;
VI - Promover o intercâmbio de conhecimentos com outros referenciais teóricos, epistemológicos e metodológicos;
VII – Publicar, distribuir e comercializar publicações próprias, assim como favorecer publicações de membros associados que estejam na área de atuação do Instituto;
VIII – Contribuir para a fundamentação e construção de políticas públicas;
IX – Captar patrocínios para atividades condizentes com suas finalidades.
Entre suas finalidades, destacam-se:
I – Desenvolver e promover atividades científicas e educativas, tais como congressos, simpósios, oficinas, encontros, seminários, lives, cursos, palestras, entre outras;
II – Desenvolver e promover cursos de aprimoramento na formação de psicólogos, educadores, profissionais da área da saúde e outras, bem como de pessoas da comunidade em geral;
III – Desenvolver e promover projetos de pesquisa em diferentes campos;
IV – Desenvolver e promover práticas profissionais em diferentes campos e atividades comunitárias;
V – Favorecer o intercâmbio nacional e internacional nas áreas da Psicologia, Educação, Saúde, Direito, Administração e outras;
VI - Promover o intercâmbio de conhecimentos com outros referenciais teóricos, epistemológicos e metodológicos;
VII – Publicar, distribuir e comercializar publicações próprias, assim como favorecer publicações de membros associados que estejam na área de atuação do Instituto;
VIII – Contribuir para a fundamentação e construção de políticas públicas;
IX – Captar patrocínios para atividades condizentes com suas finalidades.
TAXA DE INSCRIÇÃO
TAXA DE INSCRIÇÃO
TAXA DE INSCRIÇÃO
Valores até 21/07 | Valores após 22/07 | |
---|---|---|
Profissionais | R$250,00 | R$290,00 |
Profissionais CEUB | R$210,00* | R$240,00 |
Profissionais membros do Instituto Fernando González Rey | R$125,00** | R$145,00 |
Estudantes de pós-graduação | R$220,00 | R$260,00 |
Estudantes de pós-graduação CEUB | R$180,00* | R$210,00 |
Estudantes de pós-graduação membros do Instituto Fernando González Rey | R$110,00** | R$130,00 |
Estudantes de graduação | R$150,00 | R$180,00 |
Estudantes de graduação CEUB | R$120,00* | R$150,00 |
Estudantes de graduação membros do Instituto Fernando González Rey | R$75,00** | R$90,00 |
Colégio Doutoral (com inscrição no Simpósio) | R$ 60,00 | |
Colégio Doutoral (sem inscrição no Simpósio) | R$ 120,00 |
* Tendo em vista a realização do SEQTS 2025 no Centro Universitário de Brasília, será concedido desconto de 15% na taxa de inscrição em todas as categorias para pessoas vinculadas à instituição em relação ao valor cheio.
** Membros fundadores ou efetivos do Instituto Fernando González Rey recebem desconto de 50% na taxa de inscrição em todas as categorias em relação ao valor cheio.
* Tendo em vista a realização do SEQTS 2025 no Centro Universitário de Brasília, será concedido desconto de 15% na taxa de inscrição em todas as categorias para pessoas vinculadas à instituição em relação ao valor cheio.
** Membros fundadores ou efetivos do Instituto Fernando González Rey recebem desconto de 50% na taxa de inscrição em todas as categorias em relação ao valor cheio.
* Tendo em vista a realização do SEQTS 2025 no Centro Universitário de Brasília, será concedido desconto de 15% na taxa de inscrição em todas as categorias para pessoas vinculadas à instituição em relação ao valor cheio.
** Membros fundadores ou efetivos do Instituto Fernando González Rey recebem desconto de 50% na taxa de inscrição em todas as categorias em relação ao valor cheio.