Dra. Wilsa Maria Ramos
Dra. Wilsa Maria Ramos
Dra. Wilsa Maria Ramos
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B985137
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B985137
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
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Valéria Deusdará Mori
Valéria Deusdará Mori
Valéria Deusdará Mori
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Dra. Pilar de Almeida
Dra. Pilar de Almeida
Dra. Pilar de Almeida
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Dra. Patricia Álvarez
Dra. Patricia Álvarez
Dra. Patricia Álvarez
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Dr. Omar Alejandro Bravo
Dr. Omar Alejandro Bravo
Dr. Omar Alejandro Bravo
Universidad ICESI, Colômbia
Universidad ICESI, Colômbia
Universidad ICESI, Colômbia
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2726679907412480
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2726679907412480
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
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Dr. José Fernando Patiño Torres
Dr. José Fernando Patiño Torres
Dr. José Fernando Patiño Torres
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4816461717444180
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4816461717444180
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
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O SIMPÓSIO
O SIMPÓSIO
O SIMPÓSIO
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
O V Simpósio Ibero-Americano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade (SEQTS 2025) é uma realização do Instituto Fernando González Rey. Ele se insere em uma trajetória que remonta às quatro edições anteriores do evento, cada uma marcando um passo importante no avanço das discussões sobre a Epistemologia Qualitativa e a Teoria da Subjetividade. A primeira edição, realizada no Centro Universitário de Brasília em 2017, foi um marco, celebrando os 20 anos do livro seminal Epistemología Cualitativa y Subjetividad (EDUC, 1997; Pueblo y Educación, 1997). Este evento, realizado no Brasil, dedicou-se à discussão dessas temáticas sob a perspectiva histórico-cultural. Esse evento contou com a marcante participação do fundador dessa perspectiva, Fernando González Rey (1949-2019).
Fernando González Rey foi um psicólogo, acadêmico e educador cubano radicado no Brasil desde 1995, que se tornou figura central no desenvolvimento de uma nova compreensão da subjetividade, influente em áreas como Psicologia Histórico-Cultural, pesquisa qualitativa, educação, saúde e psicoterapia. Seu legado é reconhecido nacional e internacionalmente por sua profundidade teórica, metodológica e sua capacidade de conectar redes de ensino e pesquisa a nível nacional e internacional. Foi professor em dezenas de instituições em diferentes continentes, agraciado, entre outras distinções, com o Prêmio da Sociedade Interamericana de Psicologia, recebido em 1991, e a Medalha ISCAR (International Society for Cultural and Activity Research) recebida postumamente em 2021. Seu legado principal reside na elaboração da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural e da Epistemologia Qualitativa, que tem alcançado impacto nacional e internacional crescente. Atualmente, existem diversos Grupos de Pesquisa, Estudo e Trabalho vinculados a essa perspectiva, bem como redes acadêmicas internacionais, articulando pesquisadores de países como Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e Peru.
A segunda edição do Simpósio ocorreu em outubro de 2019, tendo sido também sediada pelo Centro Universitário de Brasília. Essa edição destinou-se a divulgar e analisar recentes estudos e pesquisas fundamentados pela Teoria da Subjetividade, pela Epistemologia Qualitativa e pela Metodologia Construtivo-Interpretativa, assim como discutir seus desafios teóricos e metodológicos. A segunda edição do evento tornou-se uma homenagem a Fernando González Rey, que faleceu em março de 2019, e procurou dar continuidade ao seu legado.
Em outubro de 2021, a terceira edição ocorreu de forma online devido à pandemia de Covid-19, mas trouxe inovações importantes, como a abrangência ibero-americana. Essa expansão permitiu o fortalecimento das conexões entre grupos de pesquisa, professores, estudantes e profissionais de diferentes países, além de enriquecer as discussões sobre desafios teóricos, epistemológicos e metodológicos em contextos diversos. Também foram realizadas atividades preparatórias, incluindo diversas lives temáticas e o curso Introdução à Teoria da Subjetividade de González Rey (cuja gravação está disponível em: www.youtube.com/@SEQTS).
A quarta edição do Simpósio, em 2023, também foi realizada online, mantendo as atividades preparatórias, com destaque para o curso Introdução à Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa de González Rey (cuja gravação está disponível em: www.youtube.com/@SEQTS). O tema dessa edição foi Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa nas práticas profissionais e nas pesquisas em diferentes contextos, com foco nas implicações dessas teorias para as práticas profissionais. Uma inovação importante foi a realização do Colégio Doutoral, que possibilitou o debate reflexivo entre doutorandos e mestrandos sobre aspectos teórico-metodológicos de seus projetos de pesquisa. Em termos numéricos, tivemos nessa quarta edição a maior participação registrada até hoje: foram 481 inscrições, com 233 trabalhos aceitos e apresentados. Do total de participantes, 65% foram provenientes do Brasil e 35% provenientes de outros países da região – um indicador do crescente caráter ibero-americano do evento. Os participantes foram provenientes de 13 países e 147 instituições.
Os resultados acumulados nas primeiras quatro edições do Simpósio, em matéria de produção científica, são: 4 livros publicados por editoras de renome nacional (EDUFU e Editora Alínea), com autores e autoras nacionais e internacionais; 4 livros de anais que reúnem todos os trabalhos apresentados; 12 mesas redondas temáticas, com palestrantes nacionais e internacionais de prestígio; 4 sessões de lançamento de livros, com autores e autoras de vários países; 36 sessões de grupos temáticos de discussão; 2 Cursos Introdutórios, que contou com uma participação somada de 2000 pessoas; 24 Cursos de Curta Duração oferecidos em temáticas contemporâneas diversas; e 8 lives temáticas. Cerca de 600 trabalhos foram apresentados no conjunto das quatro edições anteriores do evento.
A quinta edição, que ocorrerá em 2025, consolida o legado das edições anteriores e traz inovações importantes. O Instituto Fernando González Rey, criado em 26 de março de 2025, assume a realização do evento, coerente com sua missão de contribuir com a consolidação, difusão e desenvolvimento da Teoria da Subjetividade, da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa e com sua utilização na pesquisa, na prática profissional em diferentes campos e no trabalho comunitário. Além disso, após a pandemia e duas edições online, o evento retoma a presencialidade primando pelo encontros e atividades in loco, favorecendo a troca por meio de apresentações e discussões presenciais caracterizada pela fluidez e flexibilidade nas interlocuções interpessoais, aspecto primordial dos eventos presenciais. Ainda, pela primeira vez, serão destacadas temáticas contemporâneas como o sofrimento psíquico em diferentes contextos, desigualdade e vulnerabilidade social, questões de gênero, sexualidade, raça e etnia, além das implicações das redes sociais na atualidade. O evento também contará com a presença de palestrantes de diferentes referenciais teóricos, enriquecendo o diálogo científico e promovendo uma troca diversificada de conhecimentos.
No conjunto de todas as edições do Simpósio, incluindo a edição atual, damos destaque a duas atividades que possuem caráter inovador: (1) As Mesas Redondas, que ocorrem sem outras atividades concomitantes e que têm a presença de uma figura pouco conhecida em nosso meio acadêmico: o/a debatedor/a. O/A debatedor/a é um/a especialista na temática cuja função é dialogar com os palestrantes, levantando questões, críticas e tecendo reflexões a partir de suas apresentações; (2) os Grupos de Discussão Temática, que tem por objetivo discutir os eixos temáticos do Simpósio a partir dos trabalhos compartilhados pelos participantes. Assim, os trabalhos não são apresentados de maneira avulsa, mas sim de forma integrada ao objetivo dos Grupos de Discussão Temática.
Os eixos temáticos centrais desta edição do Simpósio são:
O V Simpósio Ibero-Americano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade (SEQTS 2025) é uma realização do Instituto Fernando González Rey. Ele se insere em uma trajetória que remonta às quatro edições anteriores do evento, cada uma marcando um passo importante no avanço das discussões sobre a Epistemologia Qualitativa e a Teoria da Subjetividade. A primeira edição, realizada no Centro Universitário de Brasília em 2017, foi um marco, celebrando os 20 anos do livro seminal Epistemología Cualitativa y Subjetividad (EDUC, 1997; Pueblo y Educación, 1997). Este evento, realizado no Brasil, dedicou-se à discussão dessas temáticas sob a perspectiva histórico-cultural. Esse evento contou com a marcante participação do fundador dessa perspectiva, Fernando González Rey (1949-2019).
Fernando González Rey foi um psicólogo, acadêmico e educador cubano radicado no Brasil desde 1995, que se tornou figura central no desenvolvimento de uma nova compreensão da subjetividade, influente em áreas como Psicologia Histórico-Cultural, pesquisa qualitativa, educação, saúde e psicoterapia. Seu legado é reconhecido nacional e internacionalmente por sua profundidade teórica, metodológica e sua capacidade de conectar redes de ensino e pesquisa a nível nacional e internacional. Foi professor em dezenas de instituições em diferentes continentes, agraciado, entre outras distinções, com o Prêmio da Sociedade Interamericana de Psicologia, recebido em 1991, e a Medalha ISCAR (International Society for Cultural and Activity Research) recebida postumamente em 2021. Seu legado principal reside na elaboração da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural e da Epistemologia Qualitativa, que tem alcançado impacto nacional e internacional crescente. Atualmente, existem diversos Grupos de Pesquisa, Estudo e Trabalho vinculados a essa perspectiva, bem como redes acadêmicas internacionais, articulando pesquisadores de países como Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e Peru.
A segunda edição do Simpósio ocorreu em outubro de 2019, tendo sido também sediada pelo Centro Universitário de Brasília. Essa edição destinou-se a divulgar e analisar recentes estudos e pesquisas fundamentados pela Teoria da Subjetividade, pela Epistemologia Qualitativa e pela Metodologia Construtivo-Interpretativa, assim como discutir seus desafios teóricos e metodológicos. A segunda edição do evento tornou-se uma homenagem a Fernando González Rey, que faleceu em março de 2019, e procurou dar continuidade ao seu legado.
Em outubro de 2021, a terceira edição ocorreu de forma online devido à pandemia de Covid-19, mas trouxe inovações importantes, como a abrangência ibero-americana. Essa expansão permitiu o fortalecimento das conexões entre grupos de pesquisa, professores, estudantes e profissionais de diferentes países, além de enriquecer as discussões sobre desafios teóricos, epistemológicos e metodológicos em contextos diversos. Também foram realizadas atividades preparatórias, incluindo diversas lives temáticas e o curso Introdução à Teoria da Subjetividade de González Rey (cuja gravação está disponível em: www.youtube.com/@SEQTS).
A quarta edição do Simpósio, em 2023, também foi realizada online, mantendo as atividades preparatórias, com destaque para o curso Introdução à Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa de González Rey (cuja gravação está disponível em: www.youtube.com/@SEQTS). O tema dessa edição foi Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa nas práticas profissionais e nas pesquisas em diferentes contextos, com foco nas implicações dessas teorias para as práticas profissionais. Uma inovação importante foi a realização do Colégio Doutoral, que possibilitou o debate reflexivo entre doutorandos e mestrandos sobre aspectos teórico-metodológicos de seus projetos de pesquisa. Em termos numéricos, tivemos nessa quarta edição a maior participação registrada até hoje: foram 481 inscrições, com 233 trabalhos aceitos e apresentados. Do total de participantes, 65% foram provenientes do Brasil e 35% provenientes de outros países da região – um indicador do crescente caráter ibero-americano do evento. Os participantes foram provenientes de 13 países e 147 instituições.
Os resultados acumulados nas primeiras quatro edições do Simpósio, em matéria de produção científica, são: 4 livros publicados por editoras de renome nacional (EDUFU e Editora Alínea), com autores e autoras nacionais e internacionais; 4 livros de anais que reúnem todos os trabalhos apresentados; 12 mesas redondas temáticas, com palestrantes nacionais e internacionais de prestígio; 4 sessões de lançamento de livros, com autores e autoras de vários países; 36 sessões de grupos temáticos de discussão; 2 Cursos Introdutórios, que contou com uma participação somada de 2000 pessoas; 24 Cursos de Curta Duração oferecidos em temáticas contemporâneas diversas; e 8 lives temáticas. Cerca de 600 trabalhos foram apresentados no conjunto das quatro edições anteriores do evento.
A quinta edição, que ocorrerá em 2025, consolida o legado das edições anteriores e traz inovações importantes. O Instituto Fernando González Rey, criado em 26 de março de 2025, assume a realização do evento, coerente com sua missão de contribuir com a consolidação, difusão e desenvolvimento da Teoria da Subjetividade, da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa e com sua utilização na pesquisa, na prática profissional em diferentes campos e no trabalho comunitário. Além disso, após a pandemia e duas edições online, o evento retoma a presencialidade primando pelo encontros e atividades in loco, favorecendo a troca por meio de apresentações e discussões presenciais caracterizada pela fluidez e flexibilidade nas interlocuções interpessoais, aspecto primordial dos eventos presenciais. Ainda, pela primeira vez, serão destacadas temáticas contemporâneas como o sofrimento psíquico em diferentes contextos, desigualdade e vulnerabilidade social, questões de gênero, sexualidade, raça e etnia, além das implicações das redes sociais na atualidade. O evento também contará com a presença de palestrantes de diferentes referenciais teóricos, enriquecendo o diálogo científico e promovendo uma troca diversificada de conhecimentos.
No conjunto de todas as edições do Simpósio, incluindo a edição atual, damos destaque a duas atividades que possuem caráter inovador: (1) As Mesas Redondas, que ocorrem sem outras atividades concomitantes e que têm a presença de uma figura pouco conhecida em nosso meio acadêmico: o/a debatedor/a. O/A debatedor/a é um/a especialista na temática cuja função é dialogar com os palestrantes, levantando questões, críticas e tecendo reflexões a partir de suas apresentações; (2) os Grupos de Discussão Temática, que tem por objetivo discutir os eixos temáticos do Simpósio a partir dos trabalhos compartilhados pelos participantes. Assim, os trabalhos não são apresentados de maneira avulsa, mas sim de forma integrada ao objetivo dos Grupos de Discussão Temática.
Os eixos temáticos centrais desta edição do Simpósio são:
O V Simpósio Ibero-Americano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade (SEQTS 2025) é uma realização do Instituto Fernando González Rey. Ele se insere em uma trajetória que remonta às quatro edições anteriores do evento, cada uma marcando um passo importante no avanço das discussões sobre a Epistemologia Qualitativa e a Teoria da Subjetividade. A primeira edição, realizada no Centro Universitário de Brasília em 2017, foi um marco, celebrando os 20 anos do livro seminal Epistemología Cualitativa y Subjetividad (EDUC, 1997; Pueblo y Educación, 1997). Este evento, realizado no Brasil, dedicou-se à discussão dessas temáticas sob a perspectiva histórico-cultural. Esse evento contou com a marcante participação do fundador dessa perspectiva, Fernando González Rey (1949-2019).
Fernando González Rey foi um psicólogo, acadêmico e educador cubano radicado no Brasil desde 1995, que se tornou figura central no desenvolvimento de uma nova compreensão da subjetividade, influente em áreas como Psicologia Histórico-Cultural, pesquisa qualitativa, educação, saúde e psicoterapia. Seu legado é reconhecido nacional e internacionalmente por sua profundidade teórica, metodológica e sua capacidade de conectar redes de ensino e pesquisa a nível nacional e internacional. Foi professor em dezenas de instituições em diferentes continentes, agraciado, entre outras distinções, com o Prêmio da Sociedade Interamericana de Psicologia, recebido em 1991, e a Medalha ISCAR (International Society for Cultural and Activity Research) recebida postumamente em 2021. Seu legado principal reside na elaboração da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural e da Epistemologia Qualitativa, que tem alcançado impacto nacional e internacional crescente. Atualmente, existem diversos Grupos de Pesquisa, Estudo e Trabalho vinculados a essa perspectiva, bem como redes acadêmicas internacionais, articulando pesquisadores de países como Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e Peru.
A segunda edição do Simpósio ocorreu em outubro de 2019, tendo sido também sediada pelo Centro Universitário de Brasília. Essa edição destinou-se a divulgar e analisar recentes estudos e pesquisas fundamentados pela Teoria da Subjetividade, pela Epistemologia Qualitativa e pela Metodologia Construtivo-Interpretativa, assim como discutir seus desafios teóricos e metodológicos. A segunda edição do evento tornou-se uma homenagem a Fernando González Rey, que faleceu em março de 2019, e procurou dar continuidade ao seu legado.
Em outubro de 2021, a terceira edição ocorreu de forma online devido à pandemia de Covid-19, mas trouxe inovações importantes, como a abrangência ibero-americana. Essa expansão permitiu o fortalecimento das conexões entre grupos de pesquisa, professores, estudantes e profissionais de diferentes países, além de enriquecer as discussões sobre desafios teóricos, epistemológicos e metodológicos em contextos diversos. Também foram realizadas atividades preparatórias, incluindo diversas lives temáticas e o curso Introdução à Teoria da Subjetividade de González Rey (cuja gravação está disponível em: www.youtube.com/@SEQTS).
A quarta edição do Simpósio, em 2023, também foi realizada online, mantendo as atividades preparatórias, com destaque para o curso Introdução à Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa de González Rey (cuja gravação está disponível em: www.youtube.com/@SEQTS). O tema dessa edição foi Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa nas práticas profissionais e nas pesquisas em diferentes contextos, com foco nas implicações dessas teorias para as práticas profissionais. Uma inovação importante foi a realização do Colégio Doutoral, que possibilitou o debate reflexivo entre doutorandos e mestrandos sobre aspectos teórico-metodológicos de seus projetos de pesquisa. Em termos numéricos, tivemos nessa quarta edição a maior participação registrada até hoje: foram 481 inscrições, com 233 trabalhos aceitos e apresentados. Do total de participantes, 65% foram provenientes do Brasil e 35% provenientes de outros países da região – um indicador do crescente caráter ibero-americano do evento. Os participantes foram provenientes de 13 países e 147 instituições.
Os resultados acumulados nas primeiras quatro edições do Simpósio, em matéria de produção científica, são: 4 livros publicados por editoras de renome nacional (EDUFU e Editora Alínea), com autores e autoras nacionais e internacionais; 4 livros de anais que reúnem todos os trabalhos apresentados; 12 mesas redondas temáticas, com palestrantes nacionais e internacionais de prestígio; 4 sessões de lançamento de livros, com autores e autoras de vários países; 36 sessões de grupos temáticos de discussão; 2 Cursos Introdutórios, que contou com uma participação somada de 2000 pessoas; 24 Cursos de Curta Duração oferecidos em temáticas contemporâneas diversas; e 8 lives temáticas. Cerca de 600 trabalhos foram apresentados no conjunto das quatro edições anteriores do evento.
A quinta edição, que ocorrerá em 2025, consolida o legado das edições anteriores e traz inovações importantes. O Instituto Fernando González Rey, criado em 26 de março de 2025, assume a realização do evento, coerente com sua missão de contribuir com a consolidação, difusão e desenvolvimento da Teoria da Subjetividade, da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa e com sua utilização na pesquisa, na prática profissional em diferentes campos e no trabalho comunitário. Além disso, após a pandemia e duas edições online, o evento retoma a presencialidade primando pelo encontros e atividades in loco, favorecendo a troca por meio de apresentações e discussões presenciais caracterizada pela fluidez e flexibilidade nas interlocuções interpessoais, aspecto primordial dos eventos presenciais. Ainda, pela primeira vez, serão destacadas temáticas contemporâneas como o sofrimento psíquico em diferentes contextos, desigualdade e vulnerabilidade social, questões de gênero, sexualidade, raça e etnia, além das implicações das redes sociais na atualidade. O evento também contará com a presença de palestrantes de diferentes referenciais teóricos, enriquecendo o diálogo científico e promovendo uma troca diversificada de conhecimentos.
No conjunto de todas as edições do Simpósio, incluindo a edição atual, damos destaque a duas atividades que possuem caráter inovador: (1) As Mesas Redondas, que ocorrem sem outras atividades concomitantes e que têm a presença de uma figura pouco conhecida em nosso meio acadêmico: o/a debatedor/a. O/A debatedor/a é um/a especialista na temática cuja função é dialogar com os palestrantes, levantando questões, críticas e tecendo reflexões a partir de suas apresentações; (2) os Grupos de Discussão Temática, que tem por objetivo discutir os eixos temáticos do Simpósio a partir dos trabalhos compartilhados pelos participantes. Assim, os trabalhos não são apresentados de maneira avulsa, mas sim de forma integrada ao objetivo dos Grupos de Discussão Temática.
Os eixos temáticos centrais desta edição do Simpósio são:
1. Teoria da Subjetividade: avanços, desafios conceituais e relações com outros campos e referenciais teóricos
2. Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa: avanços, desafios e relações com outros referenciais epistemológicos e metodológicos
3. A dimensão subjetiva da desigualdade social, étnico-racial e suas interseccionalidades
4. A dimensão subjetiva de gênero, sexualidade, diversidade e suas interseccionalidades
5. A subjetividade e os desafios contemporâneos na formação de professores e de outros profissionais
6. A subjetividade e os desafios contemporâneos na atuação docente
7. A dimensão subjetiva da aprendizagem escolar
8. Subjetividade nas instituições e organizações e os desafios contemporâneos
9. Redes sociais, cultura digital e subjetividade: desafios contemporâneos
10. A subjetividade na saúde humana, psicoterapia e práticas clínicas
1. Teoria da Subjetividade: avanços, desafios conceituais e relações com outros campos e referenciais teóricos
2. Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa: avanços, desafios e relações com outros referenciais epistemológicos e metodológicos
3. A dimensão subjetiva da desigualdade social, étnico-racial e suas interseccionalidades
4. A dimensão subjetiva de gênero, sexualidade, diversidade e suas interseccionalidades
5. A subjetividade e os desafios contemporâneos na formação de professores e de outros profissionais
6. A subjetividade e os desafios contemporâneos na atuação docente
7. A dimensão subjetiva da aprendizagem escolar
8. Subjetividade nas instituições e organizações e os desafios contemporâneos
9. Redes sociais, cultura digital e subjetividade: desafios contemporâneos
10. A subjetividade na saúde humana, psicoterapia e práticas clínicas
1. Teoria da Subjetividade: avanços, desafios conceituais e relações com outros campos e referenciais teóricos
2. Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa: avanços, desafios e relações com outros referenciais epistemológicos e metodológicos
3. A dimensão subjetiva da desigualdade social, étnico-racial e suas interseccionalidades
4. A dimensão subjetiva de gênero, sexualidade, diversidade e suas interseccionalidades
5. A subjetividade e os desafios contemporâneos na formação de professores e de outros profissionais
6. A subjetividade e os desafios contemporâneos na atuação docente
7. A dimensão subjetiva da aprendizagem escolar
8. Subjetividade nas instituições e organizações e os desafios contemporâneos
9. Redes sociais, cultura digital e subjetividade: desafios contemporâneos
10. A subjetividade na saúde humana, psicoterapia e práticas clínicas
TAXA DE INSCRIÇÃO
TAXA DE INSCRIÇÃO
TAXA DE INSCRIÇÃO
Valores até 21/07 | Valores após 22/07 | |
---|---|---|
Profissionais | R$250,00 | R$290,00 |
Profissionais CEUB | R$210,00* | R$240,00 |
Profissionais membros do Instituto Fernando González Rey | R$185,00** | R$215,00 |
Estudantes de pós-graduação | R$220,00 | R$260,00 |
Estudantes de pós-graduação CEUB | R$180,00* | R$210,00 |
Estudantes de pós-graduação membros do Instituto Fernando González Rey | R$165,00** | R$195,00 |
Estudantes de graduação | R$150,00 | R$180,00 |
Estudantes de graduação CEUB | R$120,00* | R$150,00 |
Estudantes de graduação membros do Instituto Fernando González Rey | R$110,00** | R$135,00 |
Colégio Doutoral (com inscrição no Simpósio) | R$ 60,00 | |
Colégio Doutoral (sem inscrição no Simpósio) | R$ 120,00 |