Dra. Wilsa Maria Ramos
Dra. Wilsa Maria Ramos
Dra. Wilsa Maria Ramos
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B985137
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B985137
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
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Valéria Deusdará Mori
Valéria Deusdará Mori
Valéria Deusdará Mori
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Dra. Pilar de Almeida
Dra. Pilar de Almeida
Dra. Pilar de Almeida
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Dra. Patricia Álvarez
Dra. Patricia Álvarez
Dra. Patricia Álvarez
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Dr. Omar Alejandro Bravo
Dr. Omar Alejandro Bravo
Dr. Omar Alejandro Bravo
Universidad ICESI, Colômbia
Universidad ICESI, Colômbia
Universidad ICESI, Colômbia
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2726679907412480
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2726679907412480
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
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Dr. José Fernando Patiño Torres
Dr. José Fernando Patiño Torres
Dr. José Fernando Patiño Torres
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4816461717444180
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4816461717444180
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
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Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
Clique sobre cada atividade para saber mais
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Atividade | Data | Horário | |
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Lançamento do Site online | 09 de abril de 2025 | 19h00 às 21h | |
O lançamento do site do V Simpósio Ibero-Americano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade (SEQTS 2025) será uma atividade online. O lançamento do site terá como objetivo apresentar o site do SEQTS 2025, incluindo aspectos gerais do evento (histórico, objetivo e público-alvo), uma breve apresentação do tema central da edição atual, bem como detalhes referentes à programação e ao processo de submissão de trabalhos. | |||
Colégio Doutoral online | 2,3 e 4 de outubro de 2025 | Quinta-feira: 19h às 21h; Sexta-feira: 09h às 11h Sábado: 09 às 12h | |
O Colégio Doutoral tem por objetivo possibilitar o debate reflexivo e a discussão sobre questões teórico-metodológicas, com debatedores especialistas na Teoria da Subjetividade, na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa, bem como com seus pares. Trata-se de uma atividade exclusiva para pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos (a partir do 3o semestre) que apresentarão e discutirão aspectos de seus projetos de pesquisa, que podem estar em fase de elaboração, com o trabalho de campo desenvolvido e/ou no processo de construção interpretativa da informação. Nesse sentido, a atividade visa contribuir com o avanço das pesquisas por meio da discussão de trabalhos que dialoguem com a Teoria da Subjetividade, a Epistemologia Qualitativa e a Metodologia Construtivo-Interpretativa, visando seu aprimoramento, bem como sanar eventuais dúvidas teóricas, epistemológicas e metodológicas. Funcionamento da atividade A atividade do Colégio Doutoral é independente das outras atividades do Simpósio. A participação não está condicionada à inscrição prévia no Simpósio, porém há desconto para quem realizar as duas inscrições (Colégio Doutoral + Simpósio). Para a participação no Colégio Doutoral, haverá um processo de submissão e análise de resumo e, no caso de aceite do trabalho submetido, o(a) estudante deverá enviar um vídeo, conforme descrito à frente. Nota: Autores/as que pretendam apresentar trabalhos no Colégio Doutoral e no Simpósio, deverão realizar processos de submissão diferentes, conforme as instruções de cada modalidade. No primeiro dia de atividades síncronas, haverá uma abertura, na qual serão reiterados os objetivos e a organização do Colégio Doutoral. Posteriormente, haverá uma breve apresentação dos debatedores. Na sequência, será realizada uma palestra. No segundo e no terceiro dia da atividade, os estudantes serão divididos em 4 subgrupos, de modo que sejam realizadas quatro sessões de discussão paralelas com duração de duas horas cada. Os 4 subgrupos serão mantidos com os mesmos integrantes nos dois dias de atividades de discussão. As sessões serão coordenadas pelos debatedores especialistas na Teoria da Subjetividade, na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa. As sessões de discussão não serão utilizadas para apresentação do resumo pelos estudantes, priorizando o aprofundamento das questões apresentadas previamente para discussão. Para otimizar as sessões de discussão, os resumos e vídeos enviados pelos participantes estarão disponíveis online com uma semana de antecedência. Isso permitirá que todas as pessoas inscritas no Colégio Doutoral estudem os materiais da sessão que irá participar antes dos dias de realização do Colégio Doutoral. Esperamos que todos se engajem na discussão. | |||
Cursos de Curta Duração | 22 de outubro de 2025 | 14h às 17h30 | |
Os Cursos de Curta Duração serão ministrados por especialistas da Teoria da Subjetividade, da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa, com trajetória reconhecida em pesquisas e práticas profissionais nas temáticas de cada curso. Eles têm por objetivo gerar um espaço de aprofundamento teórico, epistemológico e metodológico, assim como dar visibilidade aos desdobramentos desse referencial em diferentes campos, qualificando a participação nas demais atividades do Simpósio. Os Cursos de Curta Duração serão ofertados no dia 22 de outubro de 2025, das 14h00 até às 17h30, em sessões paralelas. No ato da inscrição no Simpósio, o/a participante poderá escolher um dos cursos entre as opções disponíveis. Serão disponibilizadas 40 vagas para cada curso. Para conhecer as ementas dos Cursos de Curta Duração e o currículo dos professores, clique abaixo: 1 Curso em espanhol ![]() Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa: o processo de construção dos instrumentos Professor: Dr. José Fernando Patiño Torres, Universidade de Brasília, Brasil 2 Curso em espanhol ![]() Violencia por motivos de género: una mirada desde la Teoría de la Subjetividad Professor: Ms. Mariano Acciardi, Universidad de Buenos Aires, Argentina 3 Curso em português ![]() Identidade e cultura dos povos indígenas: reflexões a partir da Teoria da Subjetividade Professora: Dra. Norma Ferrarini, Universidade Federal do Paraná, Brasil 4 Curso em português ![]() Subjetividade social e questões raciais Professora: Dra. Pilar de Almeida, Rede Nacional de Pesquisa e Educação, Brasil 5 Curso em português ![]() O subjetivo e o operacional na aprendizagem: desafios para o trabalho pedagógico Professores: Dra. Andrela Garibaldi e Dr. José Moysés Alves, Universidade Federal do Pará, Brasil 6 Curso em português ![]() A especificidade do diálogo na psicoterapia a partir da Teoria da Subjetividade Professora: Dra. Valéria Deusdará Mori, Centro Universitário de Brasília, Brasil |
Atividade | Data/ Horário | ||
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Lançamento do Site online | 09 de abril de 2025, das 19h00 às 21h | ||
O lançamento do site do V Simpósio Ibero-Americano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade (SEQTS 2025) será uma atividade online. O lançamento do site terá como objetivo apresentar o site do SEQTS 2025, incluindo aspectos gerais do evento (histórico, objetivo e público-alvo), uma breve apresentação do tema central da edição atual, bem como detalhes referentes à programação e ao processo de submissão de trabalhos. | |||
Colégio Doutoral online | 2, 3 e 4 de outubro de 2025. Quinta-feira: das 19h às 21h; sexta-feira: das 09h às 11h; sábado: das 09h às 12h | ||
O Colégio Doutoral tem por objetivo possibilitar o debate reflexivo e a discussão sobre questões teórico-metodológicas, com debatedores especialistas na Teoria da Subjetividade, na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa, bem como com seus pares. Trata-se de uma atividade exclusiva para pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos (a partir do 3o semestre) que apresentarão e discutirão aspectos de seus projetos de pesquisa, que podem estar em fase de elaboração, com o trabalho de campo desenvolvido e/ou no processo de construção interpretativa da informação. Nesse sentido, a atividade visa contribuir com o avanço das pesquisas por meio da discussão de trabalhos que dialoguem com a Teoria da Subjetividade, a Epistemologia Qualitativa e a Metodologia Construtivo-Interpretativa, visando seu aprimoramento, bem como sanar eventuais dúvidas teóricas, epistemológicas e metodológicas. Funcionamento da atividade A atividade do Colégio Doutoral é independente das outras atividades do Simpósio. A participação não está condicionada à inscrição prévia no Simpósio, porém há desconto para quem realizar as duas inscrições (Colégio Doutoral + Simpósio). Para a participação no Colégio Doutoral, haverá um processo de submissão e análise de resumo e, no caso de aceite do trabalho submetido, o(a) estudante deverá enviar um vídeo, conforme descrito à frente. Nota: Autores/as que pretendam apresentar trabalhos no Colégio Doutoral e no Simpósio, deverão realizar processos de submissão diferentes, conforme as instruções de cada modalidade. No primeiro dia de atividades síncronas, haverá uma abertura, na qual serão reiterados os objetivos e a organização do Colégio Doutoral. Posteriormente, haverá uma breve apresentação dos debatedores. Na sequência, será realizada uma palestra. No segundo e no terceiro dia da atividade, os estudantes serão divididos em 4 subgrupos, de modo que sejam realizadas quatro sessões de discussão paralelas com duração de duas horas cada. Os 4 subgrupos serão mantidos com os mesmos integrantes nos dois dias de atividades de discussão. As sessões serão coordenadas pelos debatedores especialistas na Teoria da Subjetividade, na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa. As sessões de discussão não serão utilizadas para apresentação do resumo pelos estudantes, priorizando o aprofundamento das questões apresentadas previamente para discussão. Para otimizar as sessões de discussão, os resumos e vídeos enviados pelos participantes estarão disponíveis online com uma semana de antecedência. Isso permitirá que todas as pessoas inscritas no Colégio Doutoral estudem os materiais da sessão que irá participar antes dos dias de realização do Colégio Doutoral. Esperamos que todos se engajem na discussão. | |||
Cursos de Curta Duração | 22 de outubro de 2025, das 14h às 17h30 | ||
Os Cursos de Curta Duração serão ministrados por especialistas da Teoria da Subjetividade, da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa, com trajetória reconhecida em pesquisas e práticas profissionais nas temáticas de cada curso. Eles têm por objetivo gerar um espaço de aprofundamento teórico, epistemológico e metodológico, assim como dar visibilidade aos desdobramentos desse referencial em diferentes campos, qualificando a participação nas demais atividades do Simpósio. Os Cursos de Curta Duração serão ofertados no dia 22 de outubro de 2025, das 14h00 até às 17h30, em sessões paralelas. No ato da inscrição no Simpósio, o/a participante poderá escolher um dos cursos entre as opções disponíveis. Serão disponibilizadas 40 vagas para cada curso. Para conhecer as ementas dos Cursos de Curta Duração e o currículo dos professores, clique abaixo: 1 Curso em espanhol ![]() Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa: o processo de construção dos instrumentos Professor: Dr. José Fernando Patiño Torres, Universidade de Brasília, Brasil 2 Curso em espanhol ![]() Violencia por motivos de género: una mirada desde la Teoría de la Subjetividad Professor: Ms. Mariano Acciardi, Universidad de Buenos Aires, Argentina 3 Curso em português ![]() Identidade e cultura dos povos indígenas: reflexões a partir da Teoria da Subjetividade Professora: Dra. Norma Ferrarini, Universidade Federal do Paraná, Brasil 4 Curso em português ![]() Subjetividade social e questões raciais Professora: Dra. Pilar de Almeida, Rede Nacional de Pesquisa e Educação, Brasil 5 Curso em português ![]() O subjetivo e o operacional na aprendizagem: desafios para o trabalho pedagógico Professores: Dra. Andrela Garibaldi e Dr. José Moysés Alves, Universidade Federal do Pará, Brasil 6 Curso em português ![]() A especificidade do diálogo na psicoterapia a partir da Teoria da Subjetividade Professora: Dra. Valéria Deusdará Mori, Centro Universitário de Brasília, Brasil |
22 de outubro de 2025
22 de outubro de 2025
22 de outubro de 2025
Mesa de Abertura | 18h às 19h | ||
A Mesa de Abertura do Simpósio será uma atividade presencial, com transmissão simultânea aberta pelo Youtube e contará com representantes do Brasil e de outros países ibero-americanos. | |||
Atividade com trechos de vídeo de Fernando González Rey | 19h às 21h | ||
Esta atividade será presencial, com transmissão simultânea aberta pelo Youtube, e será coordenada pela Doutora Albertina Mitjáns Martínez (Universidade de Brasília) e pela Doutora Lourdes Mara Ilizástigui del Portal (Universidad de Santo Tomás). Nela, serão apresentados trechos de gravações de palestras, mesas redondas e aulas do Professor Fernando González Rey relacionados ao tema da edição atual do simpósio: debates e desafios sobre temas contemporâneos. Posteriormente, a coordenadora da atividade conduzirá uma discussão com o público a partir do material apresentado. Coordenadoras: ![]() Albertina Mitjáns MartínezUniversidade de Brasília, Brasil ![]() Lourdes Mara Ilizástigui del PortalUniversidad de Santo Tomás, Chile |
23 de outubro de 2025
23 de outubro de 2025
23 de outubro de 2025
Mesa Redonda Temática 1 | 09h00 às 11h30 | ||
As Mesas Redondas Temáticas terão como foco debates e desafios sobre alguns temas contemporâneos, como o sofrimento na contemporaneidade, contextos de desigualdade social e redes sociais, enfatizando suas dimensões subjetivas. Foram convidados/as palestrantes e debatedores/as com reconhecida experiência profissional e em pesquisas nos temas abordados. Nesta edição, especialistas na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa dialogarão com colegas especialistas em outros referenciais, de modo a enriquecer a discussão dessas complexas temáticas. Cada mesa contará com dois palestrantes e um debatedor e ocupará uma sessão sem outras atividades paralelas, visando garantir a discussão e participação de todos/as. O conteúdo das palestras comporá um livro, em forma de capítulos, e os debatedores também apresentarão suas considerações por escrito, seguida de réplica dos autores. Espera-se que as reflexões promovidas nas/pelas Mesas Redondas contribuam significativamente para o trabalho dos Grupos de Discussão Temática que ocorrerão no evento. Mesa Redonda Temática 1: A dimensão subjetiva do sofrimento na contemporaneidade ![]() Dra. Patricia ÁlvarezUniversidad de Buenos Aires, Argentina ![]() Dr. Daniel Magalhães GoulartUniversidade de Brasília, Brasil ![]() Dra. Valéria Deusdará MoriCentro Universitário de Brasília, Brasil | |||
Grupos de Discussão Temática (Sessão 1) | 14h00 às 17h30 | ||
Os Grupos de Discussão Temática mantém os objetivos das edições anteriores, visando discutir as contribuições da Teoria da Subjetividade, a Epistemologia Qualitativa e a Metodologia Construtivo-Interpretativa para o tema em foco. Com os trabalhos inseridos nesses grupos, tem-se por objetivo:
Os Grupos de Discussão Temática serão o espaço onde se compartilharão os trabalhos submetidos e aprovados. Eles serão divididos nos eixos temáticos do Simpósio, de modo que cada grupo terá duas sessões de trabalho (23 e 24/10, das 14h às 17h30). É recomendável que os/as participantes se mantenham no grupo escolhido nas duas sessões, de modo a darem continuidade e aprofundamento em conjunto com os/as demais participantes do grupo. Em cada uma das duas sessões do Grupo de Discussão Temática, serão alocados até 10 trabalhos aceitos e os autores farão uma breve exposição das contribuições do seu estudo para as discussões da temática central do grupo. Os coordenadores de cada grupo são, em sua maioria, membros ativos do Grupo de Estudos e Trabalho “Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia”. Outras pessoas, indicadas pela Comissão Científica, atuarão como apoio aos coordenadores. Visando esclarecer os conteúdos essenciais que cada eixo temático integra e orientar os participantes no momento da inscrição para a escolha do eixo mais adequado a seus interesses, foram produzidos subtemas em cada eixo temático que visam aprofundar seus conteúdos e estreitar a relação com o foco central do simpósio. No ato da inscrição, o/a participante deverá escolher um eixo temático correspondente ao Grupo de Discussão Temática no qual gostaria de participar durante o Simpósio. Orientações específicas sobre dos Eixos e Subtemas podem ser encontradas a seguir: |
24 de outubro de 2025
24 de outubro de 2025
24 de outubro de 2025
Mesa Redonda Temática 2 | 08h30 às 11h00 | ||
Mesa Redonda Temática 2: A subjetividade e o sujeito em contextos de desigualdade e vulnerabilidade social ![]() Dr. Omar Alejandro BravoUniversidad ICESI, Colômbia ![]() Dra. Luciana da Silva Oliveira LemesSecretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil ![]() Dra. Pilar de AlmeidaRede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil | |||
Sessão de Lançamento de livros | 11h00 às 12h00 | ||
A atividade de Lançamento de Livros será coordenada por Jorge Bahamondes Leal (Fundación Mente, Chile). Os/As participantes que tiverem livros publicados em 2024 e 2025, cujos conteúdos incluam a Teoria da Subjetividade, a Epistemologia Qualitativa e a Metodologia Construtivo-Interpretativa, estão convidados a inscrevê-los para a sessão de Lançamento de Livros até o dia 15 de setembro de 2025. Mais detalhes sobre a submissão para o Lançamento de Livros podem ser encontrados na seção de Envio de Trabalhos no site. Coordenador: ![]() Jorge Bahamondes LealFundación Mente, Chile | |||
Grupos de Discussão Temática (Sessão 2) | 14h00 às 17h30 | ||
Os Grupos de Discussão Temática mantém os objetivos das edições anteriores, visando discutir as contribuições da Teoria da Subjetividade, a Epistemologia Qualitativa e a Metodologia Construtivo-Interpretativa para o tema em foco. Com os trabalhos inseridos nesses grupos, tem-se por objetivo:
Os Grupos de Discussão Temática serão o espaço onde se compartilharão os trabalhos submetidos e aprovados. Eles serão divididos nos eixos temáticos do Simpósio, de modo que cada grupo terá duas sessões de trabalho (23 e 24/10, das 14h às 17h30). É recomendável que os/as participantes se mantenham no grupo escolhido nas duas sessões, de modo a darem continuidade e aprofundamento em conjunto com os/as demais participantes do grupo. Em cada uma das duas sessões do Grupo de Discussão Temática, serão alocados até 10 trabalhos aceitos e os autores farão uma breve exposição das contribuições do seu estudo para as discussões da temática central do grupo. Os coordenadores de cada grupo são, em sua maioria, membros ativos do Grupo de Estudos e Trabalho “Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia”. Outras pessoas, indicadas pela Comissão Científica, atuarão como apoio aos coordenadores. Visando esclarecer os conteúdos essenciais que cada eixo temático integra e orientar os participantes no momento da inscrição para a escolha do eixo mais adequado a seus interesses, foram produzidos subtemas em cada eixo temático que visam aprofundar seus conteúdos e estreitar a relação com o foco central do simpósio. No ato da inscrição, o/a participante deverá escolher um eixo temático correspondente ao Grupo de Discussão Temática no qual gostaria de participar durante o Simpósio. Orientações específicas sobre dos Eixos e Subtemas podem ser encontradas a seguir: |
25 de outubro de 2025
25 de outubro de 2025
25 de outubro de 2025
Mesa Redonda Temática 3 | 08h30 às 11h00 | ||
Mesa Redonda Temática 3: Redes sociais e subjetividade ![]() Dra. Ana Mercês Bahia BockPontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil ![]() Dra. Wilsa Maria RamosUniversidade de Brasília, Brasil ![]() Dr. José Fernando Patiño TorresUniversidade de Brasília, Colômbia/Brasil | |||
Mesa de Encerramento | 11h00 às 12h00 | ||
A Mesa de Encerramento apresentará uma síntese das principais questões abordadas no evento, a partir das diferentes perspectivas, visando a geração de encaminhamentos futuros que possibilitem o avanço científico e profissional a partir da Teoria da Subjetividade e da Epistemologia Qualitativa. A mesa contará com representantes da Comissão Organizadora, da Comissão Científica e um representante da região ibero-americana. |
TAXA DE INSCRIÇÃO
TAXA DE INSCRIÇÃO
TAXA DE INSCRIÇÃO
Valores até 21/07 | Valores após 22/07 | |
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Profissionais | R$250,00 | R$290,00 |
Profissionais CEUB | R$210,00* | R$240,00 |
Profissionais membros do Instituto Fernando González Rey | R$185,00** | R$215,00 |
Estudantes de pós-graduação | R$220,00 | R$260,00 |
Estudantes de pós-graduação CEUB | R$180,00* | R$210,00 |
Estudantes de pós-graduação membros do Instituto Fernando González Rey | R$165,00** | R$195,00 |
Estudantes de graduação | R$150,00 | R$180,00 |
Estudantes de graduação CEUB | R$120,00* | R$150,00 |
Estudantes de graduação membros do Instituto Fernando González Rey | R$110,00** | R$135,00 |
Colégio Doutoral (com inscrição no Simpósio) | R$ 60,00 | |
Colégio Doutoral (sem inscrição no Simpósio) | R$ 120,00 |