Dra. Wilsa Maria Ramos
Dra. Wilsa Maria Ramos
Dra. Wilsa Maria Ramos
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B985137
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B985137
Doutora em Psicologia e professora da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). Membro do grupo de pesquisa da Teoria da Subjetividade. Tem experiências de pesquisa, docência e consultoria nas áreas de Psicologia, Educação, Mídias e Tecnologias, com ênfase na Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.Possui interesses atuais sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Espanha.
ORCID: 0000-0002-3029-1684
Contato: wilsa@unb.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B985137
Valéria Deusdará Mori
Valéria Deusdará Mori
Valéria Deusdará Mori
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Centro Universitário de Brasília, Brasil
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Doutorado em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala. Os interesses de investigação centram- se na psicologia com base na abordagem histórico- cultural da subjetividade nos seguintes temas: subjetividade, psicoterapia, saúde e desenvolvimento. Atualmente professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília na graduação e no mestrado. Líder do grupo de pesquisa: saúde, educação e subjetividade na formação em psicologia.
Contato: morivaleria@gmail.com
Dra. Pilar de Almeida
Dra. Pilar de Almeida
Dra. Pilar de Almeida
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Rede Nacional de Pesquisa e Ensino, Brasil
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Graduação em Relações Internacionais pela, então, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Brasília (1994), com mestrado em Human Informatics, pela Universidade de Nagóia, Japão (2004), e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Atua como assessora na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de Educação com foco nos temas: aprendizagem criativa, subjetividade e aprendizagem em contextos da educação não formal. Mais recentemente, desenvolve pesquisas que exploram as intersecções entre subjetividade social e as relações internacionais.
Dra. Patricia Álvarez
Dra. Patricia Álvarez
Dra. Patricia Álvarez
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Universidad de Buenos Aires, Argentina
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Doctora en Psicología Universidad de Buenos Aires. Profesora Adjunta Regular a cargo de la cátedra de Psicopedagogía Clínica Facultad de Psicología UBA. Profesora a cargo de posgrados de universidades nacionales e internacionales. Integrante del instituto de investigaciones Fac. Psicología UBA Directora del programa de investigación sobre "Subjetividad, Simbolización y Aprendizaje", cuya investigación central actual en UBACyT es: : “Subjetividad y simbolización: entramados entre lo singular, lo intersubjetivo y lo institucional en los procesos de aprendizaje” colaboradora con el equipo de investigación de Epistemología cualitativa y teoría de la subjetividad desde 2009 e integrante del Grupo de Trabalho “Psicologia histórico-cultural e subjetividade” en la Sociedad Interamericana de Psicología
Dr. Omar Alejandro Bravo
Dr. Omar Alejandro Bravo
Dr. Omar Alejandro Bravo
Universidad ICESI, Colômbia
Universidad ICESI, Colômbia
Universidad ICESI, Colômbia
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Psicólogo pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em psicologia na UERJ. Professor Departamento de Estudios Psicológicos, Universidade Icesi, Cali, Colombia. Diretor do Centro de atenção psicossocial da mesma universidade.
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Dra. Luciana da Silva Oliveira Lemes
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2726679907412480
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2726679907412480
Doutora em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Mestra em educação e pedagoga pela Universidade de Brasília. Atualmente, é vice-diretora do Centro de Educação Infantil da UnB. Integrante dos grupos de pesquisa (CNPq): Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano; Educação Infantil e Subjetividade. Integrante e assistente de pesquisa, no departamento de Sociologia, do projeto Experiências de catadores de materiais recicláveis confrontados a dispositivos de gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal: engajamentos ao cooperativismo e capacidade de inovação social. Possui interesse nas áreas: Educação, Desenvolvimento Humano e Subjetividade.
Contato: luciana.lemes@gmail.com
Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2726679907412480
Dr. José Fernando Patiño Torres
Dr. José Fernando Patiño Torres
Dr. José Fernando Patiño Torres
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4816461717444180
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4816461717444180
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Membro e coordenador do grupo de estudos e trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia", fundado pelo Prof. Dr. Fernando González-Rey. Pesquisador em três linhas de pensamento: 1. Subjetividade, educação e saúde; 2. Aprendizagem e desenvolvimento desde uma perspectiva cultural-histórica da subjetividade; 3. Epistemologia da ciência e produção de conhecimento.
Contato: jfpatinotorres@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4816461717444180
EL SIMPOSIO
EL SIMPOSIO
EL SIMPOSIO
Coordinador:
Daniel Magalhães Goulart (Universidad de Brasilia)
Coordinadora Adjunta:
Luciana de Oliveira Campolina (Centro Universitario de Brasilia)
Ana Maria Orofino (Universidad de Brasilia)
Bruno Reis Bernardo Cobucci (Universidad de Brasilia, Brasil)
David Subero (Universidad de Girona, Espanha)
Félix Jorge Robinson Samuells (Universidad de Brasilia, Brasil)
Jorge Bahamondes Leal (Fundación Mente, Chile)
Lourdes Mara Ilizastigui Del Portal (Universidad Santo Tomas, Santiago, Chile)
Lucinete Teixeira dos Santos Sampaio (Universidad de Brasilia, Brasil/Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Luiz Roberto Rodrigues Martins, (Universidad de Brasilia, Brasil)
Maria Carmen Villela Rosa Tacca, (Universidad de Brasilia, Brasil)
Maria do Socorro Martins Lima (Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Mariana Oliveira dos Santos (Consejo Federal de Ingenería y Agronomia, Brasil)
Mariano Acciardi (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
Pablo Fossa (Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile)
Virgínia Silva (Universidad Federal de Uberlândia, Brasil)
Wanda Rodríguez Arocho (Universidad de Puerto Rico, Porto Rico)
Coordinador:
Daniel Magalhães Goulart (Universidad de Brasilia)
Coordinadora Adjunta:
Luciana de Oliveira Campolina (Centro Universitario de Brasilia)
Ana Maria Orofino (Universidad de Brasilia)
Bruno Reis Bernardo Cobucci (Universidad de Brasilia, Brasil)
David Subero (Universidad de Girona, Espanha)
Félix Jorge Robinson Samuells (Universidad de Brasilia, Brasil)
Jorge Bahamondes Leal (Fundación Mente, Chile)
Lourdes Mara Ilizastigui Del Portal (Universidad Santo Tomas, Santiago, Chile)
Lucinete Teixeira dos Santos Sampaio (Universidad de Brasilia, Brasil/Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Luiz Roberto Rodrigues Martins, (Universidad de Brasilia, Brasil)
Maria Carmen Villela Rosa Tacca, (Universidad de Brasilia, Brasil)
Maria do Socorro Martins Lima (Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Mariana Oliveira dos Santos (Consejo Federal de Ingenería y Agronomia, Brasil)
Mariano Acciardi (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
Pablo Fossa (Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile)
Virgínia Silva (Universidad Federal de Uberlândia, Brasil)
Wanda Rodríguez Arocho (Universidad de Puerto Rico, Porto Rico)
Coordinador:
Daniel Magalhães Goulart (Universidad de Brasilia)
Coordinadora Adjunta:
Luciana de Oliveira Campolina (Centro Universitario de Brasilia)
Ana Maria Orofino (Universidad de Brasilia)
Bruno Reis Bernardo Cobucci (Universidad de Brasilia, Brasil)
David Subero (Universidad de Girona, Espanha)
Félix Jorge Robinson Samuells (Universidad de Brasilia, Brasil)
Jorge Bahamondes Leal (Fundación Mente, Chile)
Lourdes Mara Ilizastigui Del Portal (Universidad Santo Tomas, Santiago, Chile)
Lucinete Teixeira dos Santos Sampaio (Universidad de Brasilia, Brasil/Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Luiz Roberto Rodrigues Martins, (Universidad de Brasilia, Brasil)
Maria Carmen Villela Rosa Tacca, (Universidad de Brasilia, Brasil)
Maria do Socorro Martins Lima (Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Mariana Oliveira dos Santos (Consejo Federal de Ingenería y Agronomia, Brasil)
Mariano Acciardi (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
Pablo Fossa (Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile)
Virgínia Silva (Universidad Federal de Uberlândia, Brasil)
Wanda Rodríguez Arocho (Universidad de Puerto Rico, Porto Rico)
Apoyo Organizador:
Apoyo Organizador:
Apoyo Organizador:
Beatriz Passaglia dos Santos (Universidad de Brasilia, Brasil)
Carla Maria de Almeida Gonzales (Centro Universitario de Brasilia, Brasil)
Clarissa Gomes Vidal (Universidad de Brasilia, Brasil)
Isabela Oliveira da Cunha (Universidad Estadual de Campinas, Brasil)
Juliana Moreira Mendanha de Souza (Universidad de Brasilia, Brasil)
Lisbet Perez Salinas (Universidad de Brasilia, Brasil)
Maria Luiza Alves de Carvalho (Universidade de Brasília, Brasil)
Mateus Brandão Lerbach (Centro Universitario de Brasilia, Brasil)
Natália Neiva Milhomens (Universidade de Brasília, Brasil)
Paola Mariel Monasterio de la Mensa (Universidade de Brasília, Brasil)
Sandra Maria Costa Barbosa (Universidade de Brasília / Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Sandra Regina de Oliveira (Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Beatriz Passaglia dos Santos (Universidad de Brasilia, Brasil)
Carla Maria de Almeida Gonzales (Centro Universitario de Brasilia, Brasil)
Clarissa Gomes Vidal (Universidad de Brasilia, Brasil)
Isabela Oliveira da Cunha (Universidad Estadual de Campinas, Brasil)
Juliana Moreira Mendanha de Souza (Universidad de Brasilia, Brasil)
Lisbet Perez Salinas (Universidad de Brasilia, Brasil)
Maria Luiza Alves de Carvalho (Universidade de Brasília, Brasil)
Mateus Brandão Lerbach (Centro Universitario de Brasilia, Brasil)
Natália Neiva Milhomens (Universidade de Brasília, Brasil)
Paola Mariel Monasterio de la Mensa (Universidade de Brasília, Brasil)
Sandra Maria Costa Barbosa (Universidade de Brasília / Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Sandra Regina de Oliveira (Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Beatriz Passaglia dos Santos (Universidad de Brasilia, Brasil)
Carla Maria de Almeida Gonzales (Centro Universitario de Brasilia, Brasil)
Clarissa Gomes Vidal (Universidad de Brasilia, Brasil)
Isabela Oliveira da Cunha (Universidad Estadual de Campinas, Brasil)
Juliana Moreira Mendanha de Souza (Universidad de Brasilia, Brasil)
Lisbet Perez Salinas (Universidad de Brasilia, Brasil)
Maria Luiza Alves de Carvalho (Universidade de Brasília, Brasil)
Mateus Brandão Lerbach (Centro Universitario de Brasilia, Brasil)
Natália Neiva Milhomens (Universidade de Brasília, Brasil)
Paola Mariel Monasterio de la Mensa (Universidade de Brasília, Brasil)
Sandra Maria Costa Barbosa (Universidade de Brasília / Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Sandra Regina de Oliveira (Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Coordinador:
José Fernando Patino Torres (Universidad de Brasilia, Brasil)
Coordinadora Adjunta:
Cristina Massot Madeira Coelho (Universidad de Brasilia, Brasil)
Albertina Mitjáns Martínez (Universidad de Brasilia, Brasil)
Alexandra Ayach Anache (Universidad Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil)
Amanda Marina Andrade Medeiros (Universidad de Brasilia, Brasil)
Ana Valéria Marques Fortes Lustosa (Universidad Federal de Piauí, Brasil)
Andrela Garibaldi Loureiro Parente (Universidad Federal de Pará, Brasil)
Antoinette Alom (Universidad de Puerto Rico, Puerto Rico)
Carolina Torres Oliveira (Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Brasilia, Brasil)
Catherine Muñoz Urrutia (Universidad Autónoma de Chile, Chile)
Elaine Pasquim (Consejo Nacional de Seguridad Alimentar y Nutricional en la Presidencia de la República, Brasil)
Geandra Claudia Silva Santos (Universidad Estatal de Ceará, Brasil)
Gláucia Melasso Garcia de Carvalho (Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Brasilia, Brasil)
Gustavo Cantú (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
José Moysés Alves (Universidad Federal de Pará, Brasil)
Luciana da Silva Oliveira Lemes (Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Maristela Rossato (Universidad de Brasilia, Brasil)
Norma da Luz Ferrarini (Universidad Federal de Paraná, Brasil)
Pilar de Almeida (Red Nacional de Docencia e Investigación, Brasil)
Roberto Valdés Puentes (Universidad Federal de Uberlândia, Brasil)
Rogério Zanon da Silveira (Universidad Federal de Espírito Santo, Brasil)
Valdívia de Lima Pires Egler (Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Valéria Deusdará Mori (Centro Universitario de Brasilia, Brasil)
Vannúzia Leal Andrade Peres (Pontificia Universidad Católica de Goiás, Brasil)
Victor Bernardes (Universidad Federal de Amazonas, Brasil)
Wilsa Maria Ramos (Universidad de Brasilia, Brasil)
Coordinador:
José Fernando Patino Torres (Universidad de Brasilia, Brasil)
Coordinadora Adjunta:
Cristina Massot Madeira Coelho (Universidad de Brasilia, Brasil)
Albertina Mitjáns Martínez (Universidad de Brasilia, Brasil)
Alexandra Ayach Anache (Universidad Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil)
Amanda Marina Andrade Medeiros (Universidad de Brasilia, Brasil)
Ana Valéria Marques Fortes Lustosa (Universidad Federal de Piauí, Brasil)
Andrela Garibaldi Loureiro Parente (Universidad Federal de Pará, Brasil)
Antoinette Alom (Universidad de Puerto Rico, Puerto Rico)
Carolina Torres Oliveira (Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Brasilia, Brasil)
Catherine Muñoz Urrutia (Universidad Autónoma de Chile, Chile)
Elaine Pasquim (Consejo Nacional de Seguridad Alimentar y Nutricional en la Presidencia de la República, Brasil)
Geandra Claudia Silva Santos (Universidad Estatal de Ceará, Brasil)
Gláucia Melasso Garcia de Carvalho (Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Brasilia, Brasil)
Gustavo Cantú (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
José Moysés Alves (Universidad Federal de Pará, Brasil)
Luciana da Silva Oliveira Lemes (Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Maristela Rossato (Universidad de Brasilia, Brasil)
Norma da Luz Ferrarini (Universidad Federal de Paraná, Brasil)
Pilar de Almeida (Red Nacional de Docencia e Investigación, Brasil)
Roberto Valdés Puentes (Universidad Federal de Uberlândia, Brasil)
Rogério Zanon da Silveira (Universidad Federal de Espírito Santo, Brasil)
Valdívia de Lima Pires Egler (Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Valéria Deusdará Mori (Centro Universitario de Brasilia, Brasil)
Vannúzia Leal Andrade Peres (Pontificia Universidad Católica de Goiás, Brasil)
Victor Bernardes (Universidad Federal de Amazonas, Brasil)
Wilsa Maria Ramos (Universidad de Brasilia, Brasil)
Coordinador:
José Fernando Patino Torres (Universidad de Brasilia, Brasil)
Coordinadora Adjunta:
Cristina Massot Madeira Coelho (Universidad de Brasilia, Brasil)
Albertina Mitjáns Martínez (Universidad de Brasilia, Brasil)
Alexandra Ayach Anache (Universidad Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil)
Amanda Marina Andrade Medeiros (Universidad de Brasilia, Brasil)
Ana Valéria Marques Fortes Lustosa (Universidad Federal de Piauí, Brasil)
Andrela Garibaldi Loureiro Parente (Universidad Federal de Pará, Brasil)
Antoinette Alom (Universidad de Puerto Rico, Puerto Rico)
Carolina Torres Oliveira (Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Brasilia, Brasil)
Catherine Muñoz Urrutia (Universidad Autónoma de Chile, Chile)
Elaine Pasquim (Consejo Nacional de Seguridad Alimentar y Nutricional en la Presidencia de la República, Brasil)
Geandra Claudia Silva Santos (Universidad Estatal de Ceará, Brasil)
Gláucia Melasso Garcia de Carvalho (Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Brasilia, Brasil)
Gustavo Cantú (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
José Moysés Alves (Universidad Federal de Pará, Brasil)
Luciana da Silva Oliveira Lemes (Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Maristela Rossato (Universidad de Brasilia, Brasil)
Norma da Luz Ferrarini (Universidad Federal de Paraná, Brasil)
Pilar de Almeida (Red Nacional de Docencia e Investigación, Brasil)
Roberto Valdés Puentes (Universidad Federal de Uberlândia, Brasil)
Rogério Zanon da Silveira (Universidad Federal de Espírito Santo, Brasil)
Valdívia de Lima Pires Egler (Secretaría de Educación del Distrito Federal, Brasil)
Valéria Deusdará Mori (Centro Universitario de Brasilia, Brasil)
Vannúzia Leal Andrade Peres (Pontificia Universidad Católica de Goiás, Brasil)
Victor Bernardes (Universidad Federal de Amazonas, Brasil)
Wilsa Maria Ramos (Universidad de Brasilia, Brasil)
Apoyo Científico:
Apoyo Científico:
Apoyo Científico:
Doctorandas
Andreia Dos Santos Gomes Vieira
Gisele Ferreira Tacca
Simone Monteiro Ribeiro
Marluce De Souza Oliveira
Maestrandas
Delani Marcele Da Cruz Pereira De Souza
Hindyanay Sthephani De Cassia Campos
Doctorandas
Andreia Dos Santos Gomes Vieira
Gisele Ferreira Tacca
Simone Monteiro Ribeiro
Marluce De Souza Oliveira
Maestrandas
Delani Marcele Da Cruz Pereira De Souza
Hindyanay Sthephani De Cassia Campos
Doctorandas
Andreia Dos Santos Gomes Vieira
Gisele Ferreira Tacca
Simone Monteiro Ribeiro
Marluce De Souza Oliveira
Maestrandas
Delani Marcele Da Cruz Pereira De Souza
Hindyanay Sthephani De Cassia Campos
Adriana Ziemer Gallert (Ousar - Desenvolvimento Humano Inspirador e Criativo)
Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende (Universidad de Brasilia)
Ana Luiza de França Sá (Instituto Federal de Brasilia)
Ana Maria Jacó-Vilela (Universidad del Estado de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Ana Mercês Bahia Bock (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco (Universidad de Brasilia)
Artur Mamed Cândido (Secretaría de Educación del Distrito Federal)
Beatriz Scoz (Instituto Sedes Sapientiae)
Clara Diniz (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Eduardo Gonçalves Rocha (Universidad Federal de Goiás)
Elias Batista dos Santos (Secretaría de Educación del Distrito Federal)
Fernanda Coelho Liberali (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Geisa Nunes de Souza Mozzer (Universidad Federal de Goiás)
Giselle de Fátima Silva (Secretaría de Salud del Distrito Federal)
Katia do Carmo Pereira (Secretaría de Educación del Distrito Federal)
Lara Scalise (Universidad Federal de Mato Grosso do Sul)
Luciana Soares Muniz (Universidad Federal de Uberlândia)
Jaqueline Gomes de Jesus (Instituto Federal de Rio de Janeiro/Universidad Federal Rural de Rio de Janeiro)
Jonatas Maia Costa (Universidad de Brasilia)
Juliana dos Santos Rocha (Fundación Proyecto Pescar)
Karla Fernanda Wunder da Silva (Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul)
Larissa Polejack (Universidad de Brasilia)
Marcio Pascoal Cassandre (Universidad Estatal de Maringá)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Mariângela Momo (Universidad Federal do Rio Grande do Norte)
Marília Santos Bezerra (Centro Universitario de Brasilia / Universidad de Brasília)
Maurício Neubern (Universidad de Brasilia)
Odair Furtado (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Patrícia Melo do Monte (Facultad São Agostinho, Piauí)
Raquel de Alcântara Maragno Molina (Universidad del Distrito Federal / Centro Universitario Euro Americano)
Raquel Souza Lobo Guzzo (Pontificia Universidad Católica de Campinas)
Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire (Universidad de Brasilia)
Simone Monteiro Ribeiro (Universidad Estatal de Montes Claros)
Stela Martins Telles (Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnologia de Brasilia)
Vaneska Krick Ratund (Ousar - Desenvolvimento Humano Inspirador e Criativo)
Vera Lucia Trevisan de Souza (Pontificia Universidad Católica de Campinas)
Wanda Maria Junqueira de Aguiar (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Zochil González Arenas (Universidad Estatal de Rio de Janeiro)
Adriana Ziemer Gallert (Ousar - Desenvolvimento Humano Inspirador e Criativo)
Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende (Universidad de Brasilia)
Ana Luiza de França Sá (Instituto Federal de Brasilia)
Ana Maria Jacó-Vilela (Universidad del Estado de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Ana Mercês Bahia Bock (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco (Universidad de Brasilia)
Artur Mamed Cândido (Secretaría de Educación del Distrito Federal)
Beatriz Scoz (Instituto Sedes Sapientiae)
Clara Diniz (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Eduardo Gonçalves Rocha (Universidad Federal de Goiás)
Elias Batista dos Santos (Secretaría de Educación del Distrito Federal)
Fernanda Coelho Liberali (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Geisa Nunes de Souza Mozzer (Universidad Federal de Goiás)
Giselle de Fátima Silva (Secretaría de Salud del Distrito Federal)
Katia do Carmo Pereira (Secretaría de Educación del Distrito Federal)
Lara Scalise (Universidad Federal de Mato Grosso do Sul)
Luciana Soares Muniz (Universidad Federal de Uberlândia)
Jaqueline Gomes de Jesus (Instituto Federal de Rio de Janeiro/Universidad Federal Rural de Rio de Janeiro)
Jonatas Maia Costa (Universidad de Brasilia)
Juliana dos Santos Rocha (Fundación Proyecto Pescar)
Karla Fernanda Wunder da Silva (Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul)
Larissa Polejack (Universidad de Brasilia)
Marcio Pascoal Cassandre (Universidad Estatal de Maringá)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Mariângela Momo (Universidad Federal do Rio Grande do Norte)
Marília Santos Bezerra (Centro Universitario de Brasilia / Universidad de Brasília)
Maurício Neubern (Universidad de Brasilia)
Odair Furtado (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Patrícia Melo do Monte (Facultad São Agostinho, Piauí)
Raquel de Alcântara Maragno Molina (Universidad del Distrito Federal / Centro Universitario Euro Americano)
Raquel Souza Lobo Guzzo (Pontificia Universidad Católica de Campinas)
Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire (Universidad de Brasilia)
Simone Monteiro Ribeiro (Universidad Estatal de Montes Claros)
Stela Martins Telles (Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnologia de Brasilia)
Vaneska Krick Ratund (Ousar - Desenvolvimento Humano Inspirador e Criativo)
Vera Lucia Trevisan de Souza (Pontificia Universidad Católica de Campinas)
Wanda Maria Junqueira de Aguiar (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Zochil González Arenas (Universidad Estatal de Rio de Janeiro)
Adriana Ziemer Gallert (Ousar - Desenvolvimento Humano Inspirador e Criativo)
Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende (Universidad de Brasilia)
Ana Luiza de França Sá (Instituto Federal de Brasilia)
Ana Maria Jacó-Vilela (Universidad del Estado de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Ana Mercês Bahia Bock (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco (Universidad de Brasilia)
Artur Mamed Cândido (Secretaría de Educación del Distrito Federal)
Beatriz Scoz (Instituto Sedes Sapientiae)
Clara Diniz (Secretaria de Educação do Distrito Federal)
Eduardo Gonçalves Rocha (Universidad Federal de Goiás)
Elias Batista dos Santos (Secretaría de Educación del Distrito Federal)
Fernanda Coelho Liberali (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Geisa Nunes de Souza Mozzer (Universidad Federal de Goiás)
Giselle de Fátima Silva (Secretaría de Salud del Distrito Federal)
Katia do Carmo Pereira (Secretaría de Educación del Distrito Federal)
Lara Scalise (Universidad Federal de Mato Grosso do Sul)
Luciana Soares Muniz (Universidad Federal de Uberlândia)
Jaqueline Gomes de Jesus (Instituto Federal de Rio de Janeiro/Universidad Federal Rural de Rio de Janeiro)
Jonatas Maia Costa (Universidad de Brasilia)
Juliana dos Santos Rocha (Fundación Proyecto Pescar)
Karla Fernanda Wunder da Silva (Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul)
Larissa Polejack (Universidad de Brasilia)
Marcio Pascoal Cassandre (Universidad Estatal de Maringá)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Mariângela Momo (Universidad Federal do Rio Grande do Norte)
Marília Santos Bezerra (Centro Universitario de Brasilia / Universidad de Brasília)
Maurício Neubern (Universidad de Brasilia)
Odair Furtado (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Patrícia Melo do Monte (Facultad São Agostinho, Piauí)
Raquel de Alcântara Maragno Molina (Universidad del Distrito Federal / Centro Universitario Euro Americano)
Raquel Souza Lobo Guzzo (Pontificia Universidad Católica de Campinas)
Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire (Universidad de Brasilia)
Simone Monteiro Ribeiro (Universidad Estatal de Montes Claros)
Stela Martins Telles (Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnologia de Brasilia)
Vaneska Krick Ratund (Ousar - Desenvolvimento Humano Inspirador e Criativo)
Vera Lucia Trevisan de Souza (Pontificia Universidad Católica de Campinas)
Wanda Maria Junqueira de Aguiar (Pontificia Universidad Católica de São Paulo)
Zochil González Arenas (Universidad Estatal de Rio de Janeiro)
Alejandra Barcala (Universidad Nacional de Lanús, Buenos Aires, Argentina)
Adalberto Ascuña Rivera (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Carlos Alberto Arredondo Salas (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Adriana Kaulino de Almeida (Universidad Diego Portales, Santiago, Chile)
Alexander Flores Mendoza (Centro de investigación psicológica histórico-cultural, Arequipa, Peru)
Álvaro Díaz (Universidad Tecnológica de Pereira, Pereira, Colombia)
Ana Alicia Flores Bedregal (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Angel Deroncele Acosta (Universidad San Ignacio de Loyola, Lima, Perú)
Anna Engel (Universidad de Barcelona, Barcelona, España)
Annia Esther Vizcaino Escobar (Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas, Cuba)
Bernardo Jiménez-Domínguez (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
Carlos Manuel Osorio García (Universidad Internacional Iberoamericana, Campeche, México)
David Pavón-Cuéllar (Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, Morelia, México)
Emma Magdalena Oropeza de Anda (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
Eva Paola Arenas (Universidad de Guanajuato, Guanajuato, México)
Gilberto Pérez (Universidad Autónoma de México, Iztacala, México)
Gonzalo Corbo (Universidad de la Republica, Uruguay)
Gloria Quiñonez (Monash University, Melbourne, Australia)
Irene Barros (Universidad de la Republica, Montevideo, Uruguay)
Isaac Iran Cabrera (Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas, Cuba)
Isabel Carmona-Cobo (Universidad de Jaén, Jaén, España)Ismael E. Carreño Hernández (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Colombia)
Israel Mayo Parra (Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Manabí, Ecuador)
John Alexander Quintero-Torres (Universidad de San Buenaventura, Cali, Colombia)
María del Toro (Universidad de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba)
Maria Pilar Bacci Mañaricua (Universidad de la Republica, Uruguay)
Manuel Ángel Calviño Valdés-Fauly (Universidad de la Habana, Habana, Cuba)
Michel Dibarboure (Universidad de la Republica, Montevideo, Uruguay)
Miguel Gallegos (Universidad Nacional de Rosario, Rosario, Argentina)
Moisès Esteban-Guitart (Universidad de Girona, Girona, España)
Mónica Bernardita Cares Martínez (Fundación MENTE, Santiago, Chile)
Natividad Laine Oquendo (Universidad de la Habana, Habana, Cuba)
Omar Bravo (Universidad ICESI, Cali, Colombia)
Patrícia Álvarez (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Patrício López-Pismante (Universidad de Chile, Santiago, Chile)
Paula Cecilia López Vásquez (Universidad de San Carlos de Guatemala, Ciudad de Guatemala, Guatemala)
Rafael Félix Bell Rodríguez (Instituto Tecnológico Formación, Guayaquil, Ecuador)
Roberto Díaz Juarbe (Universidad de Puerto Rico, San José, Puerto Rico)
Sheila Pérez López (Universidad de Puerto Rico, Puerto Rico)
Silvia Schlemenson (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Svieta Fernández (Centro de investigación psicológica histórico-cultural, Arequipa, Perú)
Walfredo González Hernández (Universidad Central "Marta Abreu" de las Villas, Santa Clara, Cuba)
Alejandra Barcala (Universidad Nacional de Lanús, Buenos Aires, Argentina)
Adalberto Ascuña Rivera (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Carlos Alberto Arredondo Salas (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Adriana Kaulino de Almeida (Universidad Diego Portales, Santiago, Chile)
Alexander Flores Mendoza (Centro de investigación psicológica histórico-cultural, Arequipa, Peru)
Álvaro Díaz (Universidad Tecnológica de Pereira, Pereira, Colombia)
Ana Alicia Flores Bedregal (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Angel Deroncele Acosta (Universidad San Ignacio de Loyola, Lima, Perú)
Anna Engel (Universidad de Barcelona, Barcelona, España)
Annia Esther Vizcaino Escobar (Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas, Cuba)
Bernardo Jiménez-Domínguez (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
Carlos Manuel Osorio García (Universidad Internacional Iberoamericana, Campeche, México)
David Pavón-Cuéllar (Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, Morelia, México)
Emma Magdalena Oropeza de Anda (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
Eva Paola Arenas (Universidad de Guanajuato, Guanajuato, México)
Gilberto Pérez (Universidad Autónoma de México, Iztacala, México)
Gonzalo Corbo (Universidad de la Republica, Uruguay)
Gloria Quiñonez (Monash University, Melbourne, Australia)
Irene Barros (Universidad de la Republica, Montevideo, Uruguay)
Isaac Iran Cabrera (Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas, Cuba)
Isabel Carmona-Cobo (Universidad de Jaén, Jaén, España)Ismael E. Carreño Hernández (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Colombia)
Israel Mayo Parra (Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Manabí, Ecuador)
John Alexander Quintero-Torres (Universidad de San Buenaventura, Cali, Colombia)
María del Toro (Universidad de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba)
Maria Pilar Bacci Mañaricua (Universidad de la Republica, Uruguay)
Manuel Ángel Calviño Valdés-Fauly (Universidad de la Habana, Habana, Cuba)
Michel Dibarboure (Universidad de la Republica, Montevideo, Uruguay)
Miguel Gallegos (Universidad Nacional de Rosario, Rosario, Argentina)
Moisès Esteban-Guitart (Universidad de Girona, Girona, España)
Mónica Bernardita Cares Martínez (Fundación MENTE, Santiago, Chile)
Natividad Laine Oquendo (Universidad de la Habana, Habana, Cuba)
Omar Bravo (Universidad ICESI, Cali, Colombia)
Patrícia Álvarez (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Patrício López-Pismante (Universidad de Chile, Santiago, Chile)
Paula Cecilia López Vásquez (Universidad de San Carlos de Guatemala, Ciudad de Guatemala, Guatemala)
Rafael Félix Bell Rodríguez (Instituto Tecnológico Formación, Guayaquil, Ecuador)
Roberto Díaz Juarbe (Universidad de Puerto Rico, San José, Puerto Rico)
Sheila Pérez López (Universidad de Puerto Rico, Puerto Rico)
Silvia Schlemenson (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Svieta Fernández (Centro de investigación psicológica histórico-cultural, Arequipa, Perú)
Walfredo González Hernández (Universidad Central "Marta Abreu" de las Villas, Santa Clara, Cuba)
Alejandra Barcala (Universidad Nacional de Lanús, Buenos Aires, Argentina)
Adalberto Ascuña Rivera (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Carlos Alberto Arredondo Salas (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Adriana Kaulino de Almeida (Universidad Diego Portales, Santiago, Chile)
Alexander Flores Mendoza (Centro de investigación psicológica histórico-cultural, Arequipa, Peru)
Álvaro Díaz (Universidad Tecnológica de Pereira, Pereira, Colombia)
Ana Alicia Flores Bedregal (Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Arequipa, Peru)
Angel Deroncele Acosta (Universidad San Ignacio de Loyola, Lima, Perú)
Anna Engel (Universidad de Barcelona, Barcelona, España)
Annia Esther Vizcaino Escobar (Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas, Cuba)
Bernardo Jiménez-Domínguez (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
Carlos Manuel Osorio García (Universidad Internacional Iberoamericana, Campeche, México)
David Pavón-Cuéllar (Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, Morelia, México)
Emma Magdalena Oropeza de Anda (Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México)
Eva Paola Arenas (Universidad de Guanajuato, Guanajuato, México)
Gilberto Pérez (Universidad Autónoma de México, Iztacala, México)
Gonzalo Corbo (Universidad de la Republica, Uruguay)
Gloria Quiñonez (Monash University, Melbourne, Australia)
Irene Barros (Universidad de la Republica, Montevideo, Uruguay)
Isaac Iran Cabrera (Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas, Cuba)
Isabel Carmona-Cobo (Universidad de Jaén, Jaén, España)Ismael E. Carreño Hernández (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Colombia)
Israel Mayo Parra (Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Manabí, Ecuador)
John Alexander Quintero-Torres (Universidad de San Buenaventura, Cali, Colombia)
María del Toro (Universidad de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba)
Maria Pilar Bacci Mañaricua (Universidad de la Republica, Uruguay)
Manuel Ángel Calviño Valdés-Fauly (Universidad de la Habana, Habana, Cuba)
Michel Dibarboure (Universidad de la Republica, Montevideo, Uruguay)
Miguel Gallegos (Universidad Nacional de Rosario, Rosario, Argentina)
Moisès Esteban-Guitart (Universidad de Girona, Girona, España)
Mónica Bernardita Cares Martínez (Fundación MENTE, Santiago, Chile)
Natividad Laine Oquendo (Universidad de la Habana, Habana, Cuba)
Omar Bravo (Universidad ICESI, Cali, Colombia)
Patrícia Álvarez (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Patrício López-Pismante (Universidad de Chile, Santiago, Chile)
Paula Cecilia López Vásquez (Universidad de San Carlos de Guatemala, Ciudad de Guatemala, Guatemala)
Rafael Félix Bell Rodríguez (Instituto Tecnológico Formación, Guayaquil, Ecuador)
Roberto Díaz Juarbe (Universidad de Puerto Rico, San José, Puerto Rico)
Sheila Pérez López (Universidad de Puerto Rico, Puerto Rico)
Silvia Schlemenson (Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina)
Svieta Fernández (Centro de investigación psicológica histórico-cultural, Arequipa, Perú)
Walfredo González Hernández (Universidad Central "Marta Abreu" de las Villas, Santa Clara, Cuba)
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Dra. Ana Mercês Bahia Bock
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Psicóloga, professora titular do departamento de Psicologia Social PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Social pela mesma universidade. Autora e organizadora de livros sobre Psicologia Sócio-história. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq pela PUC-SP: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e na disciplina de psicologia social na graduação da Psicologia PUC-SP. Presidente atual do Instituto Silvia Lane.
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Dr. Daniel Magalhães Goulart
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade de Brasília, Brasil
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Orientador Pleno do Programa de Pós- Graduação em Educação desta Universidade. É o coordenador atual do Grupo de Estudos e Trabalho
“Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia” e do Grupo de Pesquisa “Teoria da Subjetividade, educação e saúde”. Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Epistemologia e Metodologia Qualitativa, com ênfase na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural.
Contato: danielgoulartbr@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928236049443157
TAXA DE INSCRIÇÃO
TAXA DE INSCRIÇÃO
TAXA DE INSCRIÇÃO
Valores até 21/07 | Valores após 22/07 | |
---|---|---|
Profissionais | R$250,00 | R$290,00 |
Profissionais CEUB | R$210,00* | R$240,00 |
Profissionais membros do Instituto Fernando González Rey | R$185,00** | R$215,00 |
Estudantes de pós-graduação | R$220,00 | R$260,00 |
Estudantes de pós-graduação CEUB | R$180,00* | R$210,00 |
Estudantes de pós-graduação membros do Instituto Fernando González Rey | R$165,00** | R$195,00 |
Estudantes de graduação | R$150,00 | R$180,00 |
Estudantes de graduação CEUB | R$120,00* | R$150,00 |
Estudantes de graduação membros do Instituto Fernando González Rey | R$110,00** | R$135,00 |
Colégio Doutoral (com inscrição no Simpósio) | R$ 60,00 | |
Colégio Doutoral (sem inscrição no Simpósio) | R$ 120,00 |